IAT promove encontro de formadores do Gestar na Escola em Valença

IAT promove encontro de formadores do Gestar na Escola em Valença.

IAT promove encontro de formadores do Gestar na Escola em Valença.

Avaliar as ações do Gestar na Escola durante o primeiro semestre e planejar o segundo. É com esse objetivo que o Instituto Anísio Teixeira (IAT) promove o Encontro Estadual de Formadores do Gestar na Escola, que reunirá educadores de 25 Núcleos Regionais de Educação (NRE) que atuam no programa, entre os dias 04 e 08 de julho de 2016, em Valença. A abertura será às 14h e contará com a participação do diretor-geral do IAT, Severiano Alves.

De acordo com a Diretora de Formação e Experimentação Educacional do IAT, Luciana Bloisi, esses encontros são realizados a cada dois meses com a intenção de avaliar e planejar as ações do Programa. “Dentro desse processo avaliativo, a gente reconduz o programa, no processo de reformulação das sequências didáticas e na metodologia que é desenvolvida com os formadores, sempre com o foco que é melhorar, ainda mais, o índice de proficiência e uma série de outros critérios”, ressaltou Luciana Bloisi.

Para o diretor-geral, Severiano Alves, o encontro é uma oportunidade, também, de ouvir os educadores. “Ter esse contato com os professores formadores é importante, pois são eles que estão no dia a dia da educação e o trabalho deles reflete diretamente nos indicadores educacionais”, afirmou o diretor.

Entre os temas a serem debatidos no encontro, a intervenção pedagógica para os professores do 6º ano é a novidade. De acordo com a coordenadora do Gestar na Escola, Admari Cajado, esta ação será uma espécie de tutoria ao professor, em sala de aula. “O formador irá acompanhar, semanalmente, um professor de língua portuguesa e outro de matemática durante o planejamento e a realização das aulas, levando atividades que o programa propõe, além de analisar, juntamente com o professor, o material didático que ele já possui”, explanou Admari.

Tecnologias Educacionais

Além de avaliar e planejar, os educadores do Gestar na Escola passarão por duas formações promovidas pelo IAT, por meio da Rede Anísio Teixeira, em “Apropriações tecnológicas no Ensino e na Aprendizagem” e “Produção de Vídeos Educacionais”. Estas formações têm como objetivo subsidiar as ações e o acompanhamento do Clube educacional do programa Gestar na Escola.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br