Governo equipa primeiro laboratório da rede de ciência e tecnologia da Bahia

Laboratório de fabricação digital do Ihac - UFBA tem parceria com a Secti Na foto: secretário de Ciência e Tecnologia Manoel Mendonça visita o Ihac-Lab-i, laboratório de fabricação digital da UFBA.

Laboratório de fabricação digital do Ihac – UFBA tem parceria com a Secti
Na foto: secretário de Ciência e Tecnologia Manoel Mendonça visita o Ihac-Lab-i, laboratório de fabricação digital da UFBA.

Uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) tem garantido condições para avanços importantes no campo da pesquisa científica. Localizado no campus Ondina da instituição de ensino, que completa 70 anos em 2016, o laboratório permite a estudantes universitários, empresários e inventores independentes colocar em prática conceitos e projetos desenvolvidos em contexto acadêmico ou empresarial.

O chamado Espaço Aberto de Criação e Inovação (IHACLab-i) instalado na Ufba é o primeiro de uma rede planejada pela Secti para ser implantada na Bahia. O titular da secretaria, Manoel Mendonça, visitou o laboratório, nesta sexta-feira (15/07/2016), quando participou de uma oficina de treinamento para manipulação de equipamentos científicos, como a máquina de corte de acrílico e impressora 3D. Mendonça destacou a importância de investir no desenvolvimento tecnológico em longo prazo.

Ações práticas no campo da ciência

 “A Ufba sempre foi uma referência de ensino no que tange à teoria e agora ganha esse laboratório para que as pessoas tenham a oportunidade de realizar ações práticas no campo da ciência. Isso é importante para […] testes e a construção de novas tecnologias, que podem fazer a diferença no futuro”, ressalta o secretário.

Quarenta e seis itens de mobiliário e equipamentos foram doados pelo Governo do Estado. A impressora 3D, que transforma em algo palpável o que antes era demonstrado apenas nas telas de computadores, foi uma das máquinas doadas, contribuindo para diversos projetos de Arquitetura, Engenharia, entre outras áreas. “Estou construindo uma planta moderna da Reitoria da Ufba e colocando em prática os conceitos que aprendi em sala de aula. Sem dúvida estou aprendendo muito mais desta maneira”, diz o universitário Lucas Fernandes.

O uso dos equipamentos não envolve burocracia. Basta agendar um horário, através do e-mail ihaclab.i@gmail.com, para garantir um acompanhamento adequado.

Outras publicações

Governo da Bahia tenta camuflar privatização do hospital Clériston Andrade com uso do termo publicização, acusa deputado Carlos Geilson “O governo do Estado está tentando camuflar a privatização do Hospital Geral Clériston Andrade com o uso do termo publicização”. A afirmação foi feita...
Bahia Pesca doa 200 mil alevinos aos ribeirinhos do São Francisco Bahia Pesca incentiva produção de peixe. A pesca e a piscicultura no Rio São Francisco serão fortalecidas nesta semana. A Bahia Pesca, vinculada à S...
Estudantes fazem apresentações sobre as Olimpíadas Rio 2016 Estudantes da rede estadual de ensino da Bahia desenvolvem atividades referentes ao tema ‘Olimpíadas Rio 2016’. Os estudantes do Colégio Mestre Paul...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br