Governo da Bahia concluí negociações com investidora chinesa para viabilizar Fiol

Obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste em Brumado.

Obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste em Brumado.

A solução para a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste partiu do governo baiano, que já finalizou os entendimentos com a empresa chinesa CREC-10 para investir na obra e cuidar da gestão da nova ferrovia. A conclusão positiva dos diálogos foi uma informação dada pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (22/07/2016), durante visita à região Sul da Bahia, percurso das obras.

A estatal federal Valec, até então responsável pela execução da ferrovia, faz as últimas tratativas com a CREC para fechar a modelagem do processo – uma SPE. Ideia que permitirá um novo ritmo de obras, frente a crise financeira do governo federal e a falta de repasses.

“O estado não abre mão da Fiol”, disse o governador em vários momentos de cobrança e defesa da obra. Por isso, buscou solução com quem tem condições de tocar o investimento, investidor internacional.

Nesta semana, em Brasília, uma audiência no Ministério dos Transportes reuniu técnicos da pasta, da Representação do Governo da Bahia em Brasília, da Valec, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Bamin, empresa que tem interesse no negócio, além de escoar cargas, será investidora do Porto Sul, a ser construído no ponto final da ferrovia, em Ilhéus.

Conforme o representante do governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, o acompanhamento deste assunto é semanal, com reuniões, avaliações técnicas e jurídicas. “Não temos tempo a perder. A Bahia precisa reforçar a infraestrutura logística, esta é a grande obra para a atração de indústrias, novos negócios e o nosso desenvolvimento”, afirmou.

Ministério da Integração

A Representação do Governo da Bahia em Brasília monitora a liberação de recursos para encostas em Salvador e para implantação de adutora de fácil montagem, garantindo reforço no abastecimento de água nas cidades. A iniciativa do governo baiano casa com uma Medida Provisória já autorizada pelo TCU. A ideia é liberar recursos federais para essas adutoras e a Bahia já apresentou ao ministério suas necessidades.

Ministério das Cidades

O representante do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, se reuniu nesta semana com o Secretario Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso, para tratar da liberação de recursos para a mobilidade urbana de Salvador, a prioridade foi a Linha Azul e Linha Vermelha, que compreendem as Avenidas 29 de Março e Gal Costa e Orlando Gomes e Pinto de Aguiar. São vias estruturantes, que darão condições de uma melhor trafegabilidade pela cidade.

Bahia apresenta posicionamentos à CAE

A Comissão de Assuntos econômicos do Senado recebeu a avaliação do governo baiano sobre matérias em tramitação. Mudanças da Lei de Licitações, endividamento dos Estados, atualização da atual legislação de Parceria Público Privada (PPP) e a nova Lei de Concessões. “Estabelecemos um diálogo para apresentarmos sempre a avaliação do Governo da Bahia sobre cada proposta em tramitação e vamos colocar os pleitos do nosso estado”, disse Jonas Paulo.

Outras publicações

Pronatec certifica educandos da Fundac em Feira de Santana Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Zilda Arns, unidade da Fundação da Criança e Adolescente (Fundac) em Feira de Santana. Na próxima se...
Deputado Carlos Geilson cobra agilidade na construção de UPA em Feira de Santana Carlos Geilson: "Fiquei feliz quando o governador anunciou a construção do hospital, mas desde dezembro de 2012, ou seja, há mais de um ano que o gov...
Governo da Bahia lança projeto de pelo fim da violência contra as mulheres junto ao Instituto Avon e a ONU Mulheres Projeto 'Caravana Cravos e Rosas na Paz' é lançado pelo Governo da Bahia. Na manhã de terça-feira (30/08/2016), o Governo da Bahia, através da Secre...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br