Governador Rui Costa lamenta morte da ex-ministra Luiza Helena de Bairros

Faleceu nesta terça-feira (12/07/2016), a ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros. Ela, que é radicada na Bahia, estava em Porto Alegre e tratava de um câncer no pulmão.

Faleceu nesta terça-feira (12/07/2016), a ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros. Ela, que é radicada na Bahia, estava em Porto Alegre e tratava de um câncer no pulmão.

O governador Rui Costa publicou, hoje (12/07/2016), na página oficial do Facebook, uma homenagem póstuma a Luiza Helena de Bairros, ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia e ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial do Brasil (2011 a 2014). Luiza Bairros faleceu na manhã desta terça-feira (12/07/2016), em Porto Alegre, vitima de câncer no pulmão.

Íntegra da mensagem postada pelo governador:

“Negra, mulher e militante! Luiza Helena Bairros nos deixou na manhã de hoje. Sua morte é uma grande perda para o Brasil. Ex-secretária de Promoção da Igualdade Social da Bahia e ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial do País, Luiza, em toda sua trajetória, prestou importantes contribuições ao povo brasileiro, lutando sempre pela igualdade racial e o combate a violência contra as mulheres. Fomos colegas de governo, e pude acompanhar de perto os progressos conquistados em prol das mulheres baianas. Que as bandeiras defendidas por Luiza Helena sigam presentes em nossa luta, porque ainda há trabalho a fazer para acabar com a discriminação e com a violência. Deixo meus votos de pesar à família e aos amigos”.

Velório e sepultamento

O sepultamento de Luiza Bairros será na quinta-feira (1407/2016), às 15 horas, na capela 9 do Cemitério João XXIII, situado na Avenida Natal, 60 – Medianeira, Porto Alegre. O velório tem inicio hoje às 20 horas no mesmo local.

Perfil

Natural de Porto Alegre (RS), era graduada em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul além de possuir títulos de Mestre em Ciências Sociais (UFBA) e de Doutora em Sociologia (Universidade de Michigan – USA).

Luiza Bairros se mudou para a Bahia em agosto de 1979, após ter contato com o Movimento Negro Unificado, durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, meses antes, em Fortaleza.

A partir de 1979, passou a residir em Salvador, onde atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado – MNU.  Trabalhou em programas das Nações Unidas – ONU contra o racismo em 2001 e em 2005. Foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia e Ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial do Brasil, de 2011 a 2014. Trabalhava e militava politicamente nas áreas de raça e gênero.

Outras publicações

Congresso comemora Dia da Mulher e concede Diploma Bertha Lutz O Congresso realiza sessão solene conjunta nesta terça-feira (09/03/2010), às 10h, para comemorar o Dia Internacional da Mulher e agraciar as vencedor...
Tabaco pode matar 1 bilhão somente neste século, diz OMS 6 milhões morrem por ano. Maioria das 6 milhões de mortes anuais ocorre em países de rendas baixa e média; alerta foi feito em encontro do Fórum Mun...
Fábrica da Q Boa volta a operar no CIA A reabertura, a partir de 1º de fevereiro de 2010, da tradicional fábrica de água sanitária e alvejantes da marca Q'Boa, localizada no Centro Industri...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br