Genética do Campolina baiano desperta interesse científico

Genética do Campolina baiano desperta interesse científico.

Genética do Campolina baiano desperta interesse científico.

A alta qualidade genética dos 296 equinos da raça Campolina expostos no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana, no período de 10 a 17 de julho de 2016, despertou interesse científico do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Produção de Equídeos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os pesquisadores passaram uma semana na cidade, durante a promoção do III Portal da Marcha do Cavalo Campolina e do Leite, que este ano abrigou também a VI Brasileira do Cavalo Campolina, realizando estudos sobre os animais.

Através de estudos, os pesquisadores buscaram associar morfologia com julgamento em pista e estudo do genoma. Todo o estudo, animal por animal, foi realizado por três professores e mais 12 estudantes de graduação de exotecnia da UFBA.

Para os leigos que observaram os técnicos medindo os animais, a sena chamou a atenção pela fixação de adesivos coloridos, deixando os equinos um tanto engraçados. No entanto, a professora de Equinocultura da UFBA, Fernanda Godoi, ressaltou que as “bolinhas” serviam para ter referência dos pontos anatômicos das medidas morfométricas dos animais. “Com este estudo esperamos encontrar o gene da marcha associado à morfologia do animal. E com isso saber se equino será bom marchador através do genoma”, ressaltou.

O interesse científico dos pesquisadores da UFBA pela qualidade genética do cavalo Campolina, com foco especial para o plantel baiano, reflete o avanço na seleção de animais, formando um dos maiores e melhores rebanhos do Brasil e centro da atenção dos principais criadores, conforme observam os especialistas.

Leilões superam expectativa na VI Brasileira de Cavalo Campolina

Com valores médios por lote em torno de R$ 20 mil, o 2º Leilão Portal da Marcha Campolina & Jumento Pega e o Leilão Portal do Leite do Girolando, realizados na tarde e noite de sábado, 16, no Parque de Exposição João Martins da Silva, superaram as expectativas dos organizadores, tanto em termo da valorização de animais ranqueados e de alta qualidade genética quanto da presença de criadores de vários estados brasileiros.

A disputa acirrada por cada lote, despertando o interesse de quem está sempre antenado com a promoção da melhora genética de seus plantéis, refletiu o alto nível do evento, que este ano acolheu a VI Brasileira do Cavalo Campolina Marchador, exposição itinerante realizadas anualmente nos principais polos de criação desta raça de equinos.

Desde o dia 10 até o dia 17, criadores de cavalo Campolina, jumento pêga, muares e bovinos da raça Girolando, vindos de Alagoas, Pernambuco, Brasília, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e da Bahia, marcaram presença, refletindo a força do III Portal da Marcha e do Leite, uma promoção da Associação Baiana de Criadores de Cavalo Campolina (ABCCC), sob a coordenação do vice-presidente da entidade, Nilton Oliveira dos Anjos.

Para o presidente da ABCCC, Paulo Mariotti, o leilão atingiu resultados surpreendentes. “Um leilão muito bom, de casa cheia, com criadores atraídos por animais de alta qualidade genética, o que garantiu todo o sucesso, com 100% dos lotes vendidos. Isto demonstra que Feira de Santana se consagrou num importante pólo de criadores da Bahia e do Brasil”, frisou.

Para se mensurar a dimensão do III Portal da Marcha do Cavalo Campolina, que este ano também abrigou a VI Brasileira do Cavalo Campolina, estiveram em exposição 296 equinos, vários deles ranqueados nacionalmente e inclusive os campeões nacionais em diversas categorias.

Enquanto o leilão de cavalo Campolina, jumento pêga e muares foi realizado no período da tarde, o leilão de vacas leiteiras da raça Girolando, dentre as quais muitas delas prenhas ou já com bezerro, foi realizada no período da noite e atraiu o interesse de pecuaristas interessados em fomentar a bacia leiteira e recomporem seus rebanhos.

Outras publicações

Homem portador de necessidades especiais é encontrado morto em Feira de Santana Cidadão portador de necessidades especiais foi encontrado, hoje (14/07/2010), morto próximo ao Clube de Campo Cajueiro, no bairro Subaé, em Feira de S...
Guarda Municipal de Feira de Santana será treinada sobre uso da arma de choque elétrico A Guarda Municipal de Feira de Santana vai treinar com arma de choque elétrico. A Guarda Municipal de Feira de Santana vai ser treinada de como usar...
Inaugurada a nova sede da Defensoria do Estado em Feira de Santana Ato marca inauguração da Defensoria do Estado. Na manhã desta segunda-feira (24/03/2014) foi inaugurada a nova sede da Defensoria do Estado da Bahia...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br