Genética do Campolina baiano desperta interesse científico

Genética do Campolina baiano desperta interesse científico.

Genética do Campolina baiano desperta interesse científico.

A alta qualidade genética dos 296 equinos da raça Campolina expostos no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana, no período de 10 a 17 de julho de 2016, despertou interesse científico do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Produção de Equídeos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os pesquisadores passaram uma semana na cidade, durante a promoção do III Portal da Marcha do Cavalo Campolina e do Leite, que este ano abrigou também a VI Brasileira do Cavalo Campolina, realizando estudos sobre os animais.

Através de estudos, os pesquisadores buscaram associar morfologia com julgamento em pista e estudo do genoma. Todo o estudo, animal por animal, foi realizado por três professores e mais 12 estudantes de graduação de exotecnia da UFBA.

Para os leigos que observaram os técnicos medindo os animais, a sena chamou a atenção pela fixação de adesivos coloridos, deixando os equinos um tanto engraçados. No entanto, a professora de Equinocultura da UFBA, Fernanda Godoi, ressaltou que as “bolinhas” serviam para ter referência dos pontos anatômicos das medidas morfométricas dos animais. “Com este estudo esperamos encontrar o gene da marcha associado à morfologia do animal. E com isso saber se equino será bom marchador através do genoma”, ressaltou.

O interesse científico dos pesquisadores da UFBA pela qualidade genética do cavalo Campolina, com foco especial para o plantel baiano, reflete o avanço na seleção de animais, formando um dos maiores e melhores rebanhos do Brasil e centro da atenção dos principais criadores, conforme observam os especialistas.

Leilões superam expectativa na VI Brasileira de Cavalo Campolina

Com valores médios por lote em torno de R$ 20 mil, o 2º Leilão Portal da Marcha Campolina & Jumento Pega e o Leilão Portal do Leite do Girolando, realizados na tarde e noite de sábado, 16, no Parque de Exposição João Martins da Silva, superaram as expectativas dos organizadores, tanto em termo da valorização de animais ranqueados e de alta qualidade genética quanto da presença de criadores de vários estados brasileiros.

A disputa acirrada por cada lote, despertando o interesse de quem está sempre antenado com a promoção da melhora genética de seus plantéis, refletiu o alto nível do evento, que este ano acolheu a VI Brasileira do Cavalo Campolina Marchador, exposição itinerante realizadas anualmente nos principais polos de criação desta raça de equinos.

Desde o dia 10 até o dia 17, criadores de cavalo Campolina, jumento pêga, muares e bovinos da raça Girolando, vindos de Alagoas, Pernambuco, Brasília, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e da Bahia, marcaram presença, refletindo a força do III Portal da Marcha e do Leite, uma promoção da Associação Baiana de Criadores de Cavalo Campolina (ABCCC), sob a coordenação do vice-presidente da entidade, Nilton Oliveira dos Anjos.

Para o presidente da ABCCC, Paulo Mariotti, o leilão atingiu resultados surpreendentes. “Um leilão muito bom, de casa cheia, com criadores atraídos por animais de alta qualidade genética, o que garantiu todo o sucesso, com 100% dos lotes vendidos. Isto demonstra que Feira de Santana se consagrou num importante pólo de criadores da Bahia e do Brasil”, frisou.

Para se mensurar a dimensão do III Portal da Marcha do Cavalo Campolina, que este ano também abrigou a VI Brasileira do Cavalo Campolina, estiveram em exposição 296 equinos, vários deles ranqueados nacionalmente e inclusive os campeões nacionais em diversas categorias.

Enquanto o leilão de cavalo Campolina, jumento pêga e muares foi realizado no período da tarde, o leilão de vacas leiteiras da raça Girolando, dentre as quais muitas delas prenhas ou já com bezerro, foi realizada no período da noite e atraiu o interesse de pecuaristas interessados em fomentar a bacia leiteira e recomporem seus rebanhos.

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 01 de Dezembro de 2014 Em nome da Fundação Senhor dos Passos, Carlos Brito lançou o Projeto Musica na Escola. O blogueiro social Christy Helmayd que estará laureando co...
Índices apontam redução de homicídios em Feira de Santana Registrado em Feira de Santana, uma redução do número de homicídios. De acordo com os pesquisadores da área, no mês de julho deste ano, em relação ao ...
Projeto troca econômica coelba chega a Feira de Santana Tabela de Bônus. Coelba incentiva consumidores a trocar equipamentos que gastam mais energia por novos e eficientes com bônus que podem chegar a R$ ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br