Estudantes aprendem história fazendo biscoitos caseiros

A professora de História Raquel Rabello ensina história com o processo de fabricação de biscoitos caseiros.

A professora de História Raquel Rabello ensina história com o processo de fabricação de biscoitos caseiros.

A professora de História Raquel Rabello, que leciona no Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Goes – Tempo Integral, localizado no município de Feira de Santana (114 km de Salvador), encontrou uma forma saborosa e divertida para ensinar História. Por meio de uma oficina de produção de biscoitos caseiros, os estudantes, do 6° ano do Ensino Fundamental, aprendem sobre as escritas antigas das civilizações do Egito e Mesopotâmia.

De acordo com a professora Raquel Rabello, uma das principais matérias-primas do biscoito é o trigo, que era um dos ingredientes básicos utilizados pelas duas civilizações. “Relacionando o passado com o presente de forma lúdica, eles conseguem perceber como os antigos egípcios e mesopotâmicos produziam os vestígios escritos que hoje eles estudam e analisam como fontes históricas encontradas em livros, museus e etc”, explica a educadora, ao afirmar que os conteúdos de qualquer disciplina podem ser contextualizados na atividade.

Um ponto a ser observado pelos estudantes no preparo é a textura da massa que é semelhante à da argila, onde os mesopotâmicos faziam os registros da escrita cuneiforme. Com os biscoitos prontos, os estudantes também reproduzem os numerais e caracteres dos hieróglifos da escrita egípcia.

Giulia Azevedo Pinheiro, 10 anos, conta que gostou muito da atividade prática. “Achei bem legal porque com a produção dos biscoitos os assuntos ficaram mais fáceis de aprender e eles são deliciosos”, diz a estudante, ao revelar que também fez a receita em casa juntamente com sua mãe.

Quem também está fazendo os biscoitos em casa é o seu colega Matheus Gabriel Brito dos Santos, 11 anos. “Com a produção dos biscoitos conseguimos aprimorar mais rápido o conhecimento porque é bem divertido e fácil de fazer”, afirma o estudante.

Aprenda e deguste

Ingredientes

250 gramas de margarina

500 gramas de farinha de trigo

1 xícara de chá de amido de milho (maisena)

1 colher de sopa de baunilha ou raspas de limão

2 gemas e 2 xícaras de chá de açúcar refinado

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha e acrescente a margarina até formar uma farofa grossa. Adicione as gemas, baunilha (ou raspas de limão) e amasse até formar uma massa lisa que solte das mãos. Para formar os biscoitos abra a massa com rolo em uma superfície lisa e corte com cortadores em formatos de sua preferência (círculos, estrelas e outros). Leve para assar numa assadeira, com o forno na temperatura média, por aproximadamente 25 minutos.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br