Esporte aliado à educação forma paratletas campeões na Bahia

Esporte aliado à educação forma paratletas.

Esporte aliado à educação forma paratletas.

Jovens que colecionam medalhas e pódios de campeonatos dentro e fora do País. Esse é o retrato dos paratletas formados em organizações como o Instituto de Cegos da Bahia e o Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION-BA), que desenvolvem o potencial de portadores de necessidades especiais através da educação e do esporte. Potencial que muitos deles não acreditavam que teriam.

Para o professor do ION-BA, Virgílio José Rios, é impressionante o efeito do esporte na vida dos alunos, como Matheus Santos Garcia. “A natação foi o grande transformador da vida dele. Matheus tem um potencial muito grande e é uma grande promessa para o paratletismo olímpico brasileiro”, contou o professor.

Para a mãe de Matheus, Rosângela Baiano, que se envolve no treinamento e na educação do filho, chegar ao ION e receber o estímulo certo foi importante para o desenvolvimento do jovem. “Desde quando eu cheguei lá, eu tive apoio de todo mundo. Fui recebida com muito amor e recebo amor até hoje”, explicou.

Já os times de futebol do Instituto de Cegos da Bahia colecionam conquistas como cinco títulos regionais, hexacampeonato brasileiro, bicampeonato paralímpico e três títulos mundiais. Para o atleta Jefferson Conceição, o esporte é uma paixão. “O esporte é a minha vida, conheci o mundo, viajei para vários países e conheci culturas diferentes”, comemora o jogador.

Professor do Instituto de Cegos da Bahia, Gerson Coelho destaca que a experiência na instituição lhe deu outra conquista, também motivo de muito orgulho. “A minha maior vitória do meu trabalho aqui e da minha vida foi adotar um filho oriundo do instituto. Ele era interno e ficou órfão, e nós o adotamos. Essa é a maior vitória da minha vida”, contou emocionado.

As histórias dos paratletas baianos fazem parte da série de vídeos ‘Educar para Transformar’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) e que mostra o protagonismo de baianos e baianas na construção de uma sociedade diferente por meio da educação.

Outras publicações

Eleições 2014 – Bahia: Rui Costa pede parceria da Igreja Católica em ações sociais Rui Costa e Dom Murilo Krieger. Rui Costa conversou com o arcebispo Primaz do Brasil sobre seus projetos de governo e destacou importância das religi...
ADAB fiscaliza entrada de animais na Expoconquista A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), realiza diversas ações ...
PSD Bahia realiza 1º Encontro Estadual de 2015 Senador Otto Alencar preside 1º Encontro Estadual de 2015 do PSD. No dia 14 de setembro de 2015, das 9h às 17h, acontece, no auditório da União dos ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br