Especialistas destacam a importância dos passeios mais largos; medida é prevista no PDDU de Salvador

Audiência Pública de discussão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

Audiência Pública de discussão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

Especialistas destacaram a importância da Transformação Urbana Localizada (TUL) no novo PDDU de Salvador. O autor da emenda da TUL, Leo Prates (DEM), destaca que “essa nova regra é importante para o pedestre, pois prevê passeios mais largos e faz uma limitação do tamanho dos muros externos das casas e prédios”.

Os especialistas também destacaram no novo PDDU o incentivo à concentração de novos empreendimentos imobiliários em bairros próximos às estações do sistema de transporte em massa. “Essa é uma tendência observada em todo o mundo”, afirma o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-BA), Carlos Henrique Passos.

“O transporte público ainda não é usado pela classe média e quanto mais os bairros tiverem serviços, as pessoas farão menos deslocamentos longos em seus automóveis”, afirma o advogado Matheus Chetto, especialista em direito imobiliário.

Chetto identificou no PDDU 17 itens que considera novidades importantes, como o estudo do impacto de vizinhança (EIV), as zonas especiais de interesse social (Zeis), e a transformação urbana localizada (TUL), por meio da qual será possível limitar as dimensões de muros externos e aumentar o tamanho dos passeios, evitando que transeuntes percam totalmente a paisagem e sejam forçados a caminhar em espaços reduzidos.

“O PDDU incorporou o conceito de generosidade urbana”, afirma o  advogado Bernardo Chezzi, também especialista em direito imobiliário.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br