Entre 2008 e 2016 três prefeitos de Candeias foram afastados por ordem do Poder Judiciário; Amiga Ju, Maria Maia e Sargento Francisco

Prefeito Francisco Silva Conceição (Sargento Francisco) é afastado pela Justiça por 180 dias. MPF acusa prefeito de improbidade administrativa.

Prefeito Francisco Silva Conceição (Sargento Francisco) é afastado pela Justiça por 180 dias. MPF acusa prefeito de improbidade administrativa.

Três gerações consecutivas de prefeitos do Município de Candeias têm mandatos cassados por determinação do Poder Judiciário.

Em 2008, Maria Célia de Jesus Magalhães Ramos (Amiga Ju) foi cassada por compra de votos. Na época, Maria Angélica Juvenal Maia (Maria Maia), segunda colocada nas eleições, assumiu o cargo.

Em 2012, reeleita para o cargo de prefeita de Candeias, Maria Maia teve o mandato cassado por ordem da Justiça.

Com o afastamento de Maria Maia, assumiu a gestão do município o vereador Francisco Silva Conceição (Sargento Francisco). Na época, Sargento Francisco presidia a Câmara Municipal de Candeias. Em 2012, no exercício do cargo de prefeito, Sargento Francisco foi reeleito.

Em 2016, o Ministério Público Federal denuncia o prefeito Sargento Francisco ao Poder Judiciário. Incriminado por fraude em reformas de unidade de saúde, a justiça determina que o prefeito seja afastado do cargo por 180 dias.

Sargento Francisco torna-se o terceiro prefeito de Candeias a não termina o mandato, por determinação da Justiça, em decorrência de possíveis atos de improbidade administrativa.

Vice

Com o afastamento de Sargento Francisco, o vice-prefeito Jorge Luiz Tavares Bordoni (Bom Jorge, PRB) assume a gestão municipal, até que o próximo prefeito eleito tome posse, em 2017.

Inquérito

Em junho de 2016, o MPF abriu inquérito contra o prefeito Sargento Francisco, secretários e diretores por suspeição de superfaturamento, atraso e paralisação de seis unidades básicas de saúde.

Outras publicações

Abertas inscrições para III Corrida da Juventude em Candeias Cartaz da III Corrida da Juventude. No dia 16 de agosto de 2015, ocorre a terceira edição da' Corrida da Juventude' no município de Candeias, região...
MPF denuncia juíza eleitoral de Candeias por engavetar processos; ações ficaram anos sem andamento para que ex-prefeitas pudessem se candidatar Segundo a Lei da Ficha Limpa, que está em vigor desde 2010, políticos condenados por órgãos colegiados, como tribunais, ficam impedidos de disputar ca...
Chuvas do fim de semana provocam mais deslizamentos em Candeias A Defesa Civil continua em regime de plantão para prevenir tragédias e auxiliar nos casos de acidentes e incidentes em Candeias. A noite chuvosa de ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br