Eleições 2016 – Ouriçangas: PSOL discute Economia Popular e Agricultura Familiar no município

PSOL discute Economia Popular e Agricultura Familiar no município de Ouriçangas.

PSOL discute Economia Popular e Agricultura Familiar no município de Ouriçangas.

A população do Município de Ouriçangas, localizado a Km da capital baiana, foi contemplada com Seminário Regional de Formação Política promovido pelo Partido Socialismo e Liberdade onde reuniu militantes, estudantes, professores, agricultores familiares, lideranças comunitárias e sociedade civil dos municípios de Água Fria, Santanópolis, Coração de Maria,Irará e Ouriçangas para discutir sobre Economia Solidária e Agricultura Familiar na região, nesta semana.

Participaram da atividade, Jonathas Monteiro, liderança do PSOL de Feira de Santana, Demison Cardoso, pré-candidato à Prefeitura de Ouriçangas, Nelson Araújo, PSOL Salvador, o Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos, o ex- candidato a Governador do Estado,Marcos Mendes, o pré-candidato a vereador de Salvador, Hamilton Assis, e a Secretária de Formação Política, Rafaela Cardoso.

O militante Demison Cardoso e pré-candidato à prefeitura de Ouriçangas, esclareceu que a renda do município é totalmente voltada à agricultura familiar. Por isso, surgiu a ideia do PSOL realizar um debate sobre o tema envolvendo os agricultores e as comunidades Rurais para que adquiram conhecimento sobre o desenvolvimento econômico local.

Cardoso explicou que um dos problemas da economia local é a ausência de uma agência bancária. Os moradores precisam se deslocar às cidades circunvizinhas para retirar dinheiro e acabam comprando produtos de outros municípios não movimentando o comércio. ” É necessário a gente criar meios e formas de incentivar a circulação do dinheiro dentro do próprio local. O banco comunitário será de extrema importância a partir do momento que a moeda social denominada “quiriri” começar a circular na cidade”, pontuou.

O pré-candidato à prefeitura de Ouriçangas defende que sejam realizados projetos que promovam o fortalecimento econômico da agricultura familiar como a criação de pequenos animais e hortas que tenham o objetivo de gerar emprego e renda às famílias.

O Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos, participou da atividade e destacou que o PSOL a partir dessas iniciativas se faz presente no cotidiano das pessoas que moram no interior baiano.

Segundo ele, em Ouriçangas existem muitas comunidades remanescentes de quilombos onde muitos militantes atuam em diversos movimentos sociais. ” Essa foi a primeira vez que um partido levou para Ouriçangas esse tipo de debate. As pessoas saíram mais enriquecidas politicamente depois da participação na oficina de Formação Política”, comemorou Santos.

Outras publicações

Prefeitura de Ouriçangas, na gestão de Nildon da Silva, gasta recursos do FUNDEB com material escolar não encontrado no Município Na sessão desta quinta-feira (13/09/2012), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Ouriçangas,...
Contas de Ouriçangas são rejeitadas As contas da Prefeitura de Ouriçangas de 2012, do prefeito Nildon da Silva, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta t...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br