Eleições 2016 – Feira de Santana: PRB firma aliança majoritária e proporcional com Democratas e PMDB

Deputado Márcio Marinho confirma aliança PRB e Democratas.

Deputado Márcio Marinho confirma aliança PRB e Democratas.

Prefeito José Ronaldo e deputado José de Arimateia. Aliança é confirmada durante encontro no escritório político do deputado em Feira de Santana.

Prefeito José Ronaldo e deputado José de Arimateia. Aliança é confirmada durante encontro no escritório político do deputado em Feira de Santana.

Aos pré-candidatos a vereador do PRB de Feira de Santana, deputado José de Arimateia explica a aliança partidária com Democratas e o PMDB.

Aos pré-candidatos a vereador do PRB de Feira de Santana, deputado José de Arimateia explica a aliança partidária com Democratas e o PMDB.

Durante reunião no escritório político do deputado José de Arimateia em Feira de Santana, ocorrida na noite de quinta-feira (21/07/2016), entre membros da direção das executivas e filiados dos partidos PRB, Democratas e PMDB de Feira de Santana foi confirmada a aliança em apoio às pré-candidaturas de José Ronaldo, prefeito e Colbert Martins, vice-prefeito.

Com o anúncio, o PRB passa a integrar a coligação formada por 19 partidos que apoiam o processo de pré-candidatura à reeleição do atual prefeito de Feira de Santana.

O anuncio oficial do PRB à coligação suprapartidária foi feito pelo deputado estadual José de Arimateia, principal representação do partido no município de Feira de Santana. Durante discurso, ele explicou que abria mão de uma candidatura à prefeito em decorrência do cenário de aliança política firmada entre o PRB e o Democratas (DEM).

A aliança entre PRB e DEM ocorre no cenário em que ocorre apoio da presidente estadual do PRB, deputada federal Eronildes Vasconcelos (Tia Eron), à gestão do prefeito ACM Neto (DEM).

Discurso de Márcio Marinho

Presente ao evento, o deputado federal Márcio Marinho (PRB) destacou que o PRB abriu mão de uma candidatura com a finalidade de fortalecer a pré-candidatura de José Ronaldo.

Márcio Marinho lembrou que durante os quatro anos do governo Ronaldo, o vereador Eliziário Ribeiro (Eli Ribeiro, PRB) participou da base do governo na Câmara Municipal e que o partido se absteve de participar diretamente da administração, porque na eleição de 2012 apoiou o candidato derrotado Tarcizío Pimenta (PDT).

O deputado destacou que o momento político é outro, e que o partido abre mão de uma candidatura majoritária em uma situação de afirmação da identidade partidária. Ele afirmou que é necessário que, sendo reeleito prefeito, o PRB participe do Poder Executivo Municipal, objetivando ampliar a ação na vida política do cidadão feirense.

Prefeito agradece

Durante o discurso, o prefeito José Ronaldo agradeceu em nome do Democratas e do PMDB o poio que recebia à pré-candidatura dele e de Colbert Martins Filho. Ronaldo revelou que buscou interlocução junto a presidente estadual do partido e que a conversa fluiu para um acordo partidário. O prefeito concluiu a fala reconhecendo as qualidades políticas de José de Arimateia e destacando que o PRB tem sido um importante apoiador do governo municipal.

Convenção

Uma convenção suprapartidária ocorre no dia 25 (segunda-feira), com a finalidade de formalizar a coligação que vai apoiar a reeleição de José Ronaldo. Na oportunidade, deve ser definida a composição das coligações proporcionas.

Ao Jornal Grande Bahia, José Ronaldo informou que não está definida a composição da formação das chapas proporcionais. Ele explicou que, antes da convenção, os líderes partidários devem discutir a chegar a um consenso entre uma chapa proporcional única, ou mais de uma chapa proporcional.

Correntes políticas da aliança suprapartidária defendem a formação de uma chapa proporcional única, composta por 32 vereadores, sedo 10 mulheres e 22 homens. Caso isso ocorra, cerca de 300 pré-candidatos a vereador, filiados aos 19 partidos que apoiam a pré-candidatura de Ronaldo, não participarão do pleito.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.