Eleições 2016 – Feira de Santana: PRB firma aliança majoritária e proporcional com Democratas e PMDB

Deputado Márcio Marinho confirma aliança PRB e Democratas.

Deputado Márcio Marinho confirma aliança PRB e Democratas.

Prefeito José Ronaldo e deputado José de Arimateia. Aliança é confirmada durante encontro no escritório político do deputado em Feira de Santana.

Prefeito José Ronaldo e deputado José de Arimateia. Aliança é confirmada durante encontro no escritório político do deputado em Feira de Santana.

Aos pré-candidatos a vereador do PRB de Feira de Santana, deputado José de Arimateia explica a aliança partidária com Democratas e o PMDB.

Aos pré-candidatos a vereador do PRB de Feira de Santana, deputado José de Arimateia explica a aliança partidária com Democratas e o PMDB.

Durante reunião no escritório político do deputado José de Arimateia em Feira de Santana, ocorrida na noite de quinta-feira (21/07/2016), entre membros da direção das executivas e filiados dos partidos PRB, Democratas e PMDB de Feira de Santana foi confirmada a aliança em apoio às pré-candidaturas de José Ronaldo, prefeito e Colbert Martins, vice-prefeito.

Com o anúncio, o PRB passa a integrar a coligação formada por 19 partidos que apoiam o processo de pré-candidatura à reeleição do atual prefeito de Feira de Santana.

O anuncio oficial do PRB à coligação suprapartidária foi feito pelo deputado estadual José de Arimateia, principal representação do partido no município de Feira de Santana. Durante discurso, ele explicou que abria mão de uma candidatura à prefeito em decorrência do cenário de aliança política firmada entre o PRB e o Democratas (DEM).

A aliança entre PRB e DEM ocorre no cenário em que ocorre apoio da presidente estadual do PRB, deputada federal Eronildes Vasconcelos (Tia Eron), à gestão do prefeito ACM Neto (DEM).

Discurso de Márcio Marinho

Presente ao evento, o deputado federal Márcio Marinho (PRB) destacou que o PRB abriu mão de uma candidatura com a finalidade de fortalecer a pré-candidatura de José Ronaldo.

Márcio Marinho lembrou que durante os quatro anos do governo Ronaldo, o vereador Eliziário Ribeiro (Eli Ribeiro, PRB) participou da base do governo na Câmara Municipal e que o partido se absteve de participar diretamente da administração, porque na eleição de 2012 apoiou o candidato derrotado Tarcizío Pimenta (PDT).

O deputado destacou que o momento político é outro, e que o partido abre mão de uma candidatura majoritária em uma situação de afirmação da identidade partidária. Ele afirmou que é necessário que, sendo reeleito prefeito, o PRB participe do Poder Executivo Municipal, objetivando ampliar a ação na vida política do cidadão feirense.

Prefeito agradece

Durante o discurso, o prefeito José Ronaldo agradeceu em nome do Democratas e do PMDB o poio que recebia à pré-candidatura dele e de Colbert Martins Filho. Ronaldo revelou que buscou interlocução junto a presidente estadual do partido e que a conversa fluiu para um acordo partidário. O prefeito concluiu a fala reconhecendo as qualidades políticas de José de Arimateia e destacando que o PRB tem sido um importante apoiador do governo municipal.

Convenção

Uma convenção suprapartidária ocorre no dia 25 (segunda-feira), com a finalidade de formalizar a coligação que vai apoiar a reeleição de José Ronaldo. Na oportunidade, deve ser definida a composição das coligações proporcionas.

Ao Jornal Grande Bahia, José Ronaldo informou que não está definida a composição da formação das chapas proporcionais. Ele explicou que, antes da convenção, os líderes partidários devem discutir a chegar a um consenso entre uma chapa proporcional única, ou mais de uma chapa proporcional.

Correntes políticas da aliança suprapartidária defendem a formação de uma chapa proporcional única, composta por 32 vereadores, sedo 10 mulheres e 22 homens. Caso isso ocorra, cerca de 300 pré-candidatos a vereador, filiados aos 19 partidos que apoiam a pré-candidatura de Ronaldo, não participarão do pleito.

Outras publicações

Só este ano em Feira de Santana, já foram assassinadas 14 mulheres Após permanecer internada por cerca de 10 dias hospitalizada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) veio a falecer ontem (20/07/2010) Maria Lúcia ...
Eleições 2016 – Feira de Santana: deputado Zé Neto cita investimentos na urbanização da Nóide Cerqueira e governador Rui Costa destaca recursos destinados ao saneamento... Vista aérea do entroncamento da BR 324 com Avenida Noide Cerqueira, em Feira de Santana. Vista aérea do entroncamento da BR 324 com Avenida Noide Cer...
Feira de Santana | Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira apresenta edição 2014 da FeirARTE Cartaz da exposição FeirARTE 2014. O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (Mac Feira) integrando as atividades da 8ª Primavera dos Museu...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.