Desembargador Baltazar Miranda Saraiva apresenta Moção de Pesar pelo falecimento do desembargador aposentado Wander José Galvão Fagundes

O desembargador Baltazar Miranda Saraiva apresentou, hoje (15/07/2016), em sessão plenária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Moção de Pesar pelo falecimento do desembargador aposentado Wander José Galvão Fagundes. A moção contou com a adesão expressa do desembargador Mário Albiani Júnior, que falou também em nome da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB).

Confira o teor da Moção de Pesar

Na sessão de ontem desta Egrégia Corte, durante a Sessão de Direito Público, recebemos a triste notícia do falecimento do Desembargador aposentado Wander José Galvão Fagundes, ocorrida no dia 13 do corrente, depois de um longo período de sofrimento. O ilustre morto, enquanto permaneceu entre nós, honrou esta Corte durante todo o tempo em que nela permaneceu na nobre função de julgador, tanto como juiz de primeiro grau, como Desembargador deste Tribunal, sempre irradiando sua extraordinária cultura jurídica e suas naturais grandezas humanas. Com aquela paciência e nobreza que o distinguiam, o ilustre magistrado era um exemplo de caráter, ética e humildade. Daí a homenagem que lhe prestamos através desta Moção, externando votos do mais profundo pesar pelo seu falecimento, rogando a Deus, com a sua imensa sabedoria e misericórdia, possa confortar seus familiares e amigos nesse momento de dor e de saudades.

Nosso querido colega entrou para a magistratura em 30/07/1967, chegando a Desembargador, por antiguidade, em 20/12/1996, permanecendo até 24/07/2000, quando se aposentou por ter atingido a idade limite da compulsória. Este Tribunal, neste momento, presta essa singela homenagem póstuma à sua memória, apresentando, publicamente, sentimentos de pesar aos seus familiares e amigos, solidarizando com todos nesta hora de dor.

Registro que, por ocasião de nossa visita ao Cemitério Jardim da Saudade, no velório onde se encontrava o corpo do nosso saudoso magistrado, foi destaque a coroa de flores enviada por nossa ilustre presidente, Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, em nome do Tribunal de Justiça.

Declarou-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá’ (João 11:25). Que DEUS, em sua infinita misericórdia, possa dar ao saudoso Desembargador WANDER JOSÉ GALVAO FAGUNDES, o descanso da vida eterna, em recompensa à sua bondade e obras realizadas em vida.

Que seja dado conhecimento da presente MOÇÃO à sua família, enviando-lhe esta singela homenagem em nome do Tribunal de Justiça da Bahia.”.

Moção de Pesar em memória de Luiza Helena de Bairros

Na mesma sessão do TJBA, o desembargador Lidivaldo Britto propôs outra Moção de Pesar, desta vez pelo falecimento da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, ocorrido no último dia 12.

O desembargador Baltazar Miranda Saraiva aderiu expressamente à propositura. Ambas as Moções foram aprovadas de forma unânime.

Outras publicações

Desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia participam da posse da presidente do STJ Laurita Vaz e do vice-presidente Humberto Martins Solenidade de posse de Laurita Hilário Vaz na presidência do STJ. Desembargadores do TJBA participam solenidade de posse da ministra Laurita Vaz,...
Por iniciativa do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, TJBA presta homenagem póstuma ao jurista e ex-presidente da OAB-DF Antônio Carlos Sigmaringa Seixas Antônio Carlos Sigmaringa Seixas, em foto de 2008, ao lado da esposa. (Álbum de família). Por iniciativa do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, T...
Por iniciativa do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, TJBA presta homenagem póstuma ao promotor de Justiça Jânio Peregrino Braga TJBA presta homenagem póstuma ao promotor de Justiça Jânio Peregrino Braga. O desembargador Baltazar Miranda Saraiva, integrante da 5ª Câmara Cível ...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.