Senadora Lídice da Mata pede atenção à crise hídrica no Nordeste

Senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) pediu atenção à crise hídrica no Nordeste, que continua sofrendo com a seca. Ela observou que, apesar dos esforços de enfrentamento da estiagem, a ocorrência do fenômeno continua sendo tratada como surpresa pelos governos. Lídice lamentou os efeitos da seca em seu estado, lembrando que um em cada três municípios baianos declararam situação de emergência; além disso, 13% da população do estado tem problemas para obter água, e as lavouras mais importantes da Bahia estão sob ameaça.

A senadora pediu apoio à iniciativa que regulamenta a recuperação da bacia do Rio São Francisco, e cobrou a implantação de uma política nacional de segurança hídrica. Para Lídice da Mata, a legislação deve incentivar a preservação dos mananciais, impulsionar os projetos de reuso e combater o desperdício de água nos programas de saneamento básico.

– Com planejamento adequado e com infraestrutura adequada, nós haveremos de preparar o Nordeste brasileiro para conviver com essa situação da crise hídrica, que nos afeta tão drasticamente – a Bahia e o Nordeste –, mas que não é impeditivo para o nosso desenvolvimento se tivermos as medidas corretas -afirmou a senadora.

*Com informação da Agência Senado.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br