Concurso vai eleger o melhor pão francês de Salvador e Região Metropolitana

Pão francês.

Pão francês.

Quase ninguém resiste a um pão francês quentinho, crocante e com aquele aroma inconfundível. Presença marcante no café da manhã de dez entre dez brasileiros, o nosso conhecido ‘cacetinho’ será o astro principal e terá que brilhar ainda mais para ser o vencedor do Concurso Melhor Pão de Salvador, promovido pelo Sebrae. O concurso, que deverá reunir cerca de 200 concorrentes de Salvador e Região Metropolitana, será lançado nesta sexta-feira, no Dia do Panificador, (08/07/2016).

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 9 de julho e 4 de setembro, por meio do site do Sebrae Bahia. Toda Padaria, Mercadinho, Delicatessen ou Panificadora formalizada e enquadrada como Micro e Pequena Empresa de Salvador e Região Metropolitana poderá participar do concurso.Cada empresa deverá indicar um padeiro responsável pela produção do Pão. Ao longo do período de 10 de setembro a 10 de outubro, cada concorrente terá seu pão avaliado por técnicos especialistas. Os três primeiros classificados, tanto os empresários como os padeiros responsáveis, serão premiados em cerimônia que será realizada no Dia Mundial do Pão, 16 de outubro.

“Queremos estimular a melhoria da qualidade e fomentar o consumo do pão francês, além de promover um ambiente mais favorável às empresas participantes do concurso”, explica o gestor do Projeto de Panificação do Sebrae, Pedro Humbert. “Entre os prêmios para empresários estão bolsas para o Empretec e, ao longo do concurso, vamos oferecer consultoria especializada na melhoria do Pão Francês”, completa.

O gestor explica que o concurso prevê a coleta de amostras do produto, que serão avaliados por especialistas com base em critérios adotados na Norma Brasileira (ABNT NBR 16170), que prevê as diretrizes para a avaliação e qualidade e classificação do pão francês. Entre as características avaliadas estão: cor, sabor, aroma, textura, aparência e crocância. Além dos três vencedores que serão premiados, outros empreendimentos que tiverem seu Pão qualificado, através dos critérios da Norma, como Muito Bom ou Excelente receberão Certificado de Qualidade.

O Concurso Melhor Pão de Salvador é uma realização do Sebrae e da Associação dos Proprietários de Padarias da Bahia (APPB), em parceria com o Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), Faculdade Ruy Barbosa, Moinho Canuelas, Fermentão, Fleischmann, Grande Moinho Cearense, M Dias Branco, J. Macêdo, Bunge, ADINOR e TW2 Sistemas.

Evolução dos empreendimentos

Em 2015, a panificação foi um dos segmentos priorizados pelo Sebrae, que elaborou um projeto de atendimento específico para o setor e fechou parcerias com entidades como Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), Associação dos Proprietários de Padaria da Bahia (APPB), Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Salvador (Sindipan). A partir destas parcerias foram realizadas capacitações para melhorar a qualidade do produto e promover sua adequação à norma (ABNT NBR 16170), elaborada em 2013 por técnicos e estudiosos ligados a fabricantes, panificadores e entidades de ensino e pesquisa.

O resultado dessas capacitações e consultorias foi a melhoria na qualidade do produto. Em uma avaliação realizada antes da ação com 61 padarias de Salvador e Lauro de Freitas a maioria teve seus pães classificados como Ruim ou Regular, numa escala composta ainda por Bom, Muito Bom e Excelente. Após a ação, observou-se índice de 193% de evolução dos empreendimentos, com a maioria dos recebendo a classificação Muito Bom.

Agenda

Quando: 08/07/2016 (Lançamento – Dia do Panificador)

09/07 a 04/09 (Inscrições – www.ba.sebrae.com.br)

10/09 a 10/10 (Avaliação Técnica)

16/10 (Premiação – Dia Mundial do Pão)

Premiação

Empresários

1º lugar: 20 sacas de farinha de trigo + Bolsa Empretec

2º lugar: 15 sacas de farinha de trigo + Bolsa Empretec

3º lugar: 10 sacas de farinha de trigo + Bolsa Empretec

Padeiros

1º lugar: 1 TV

2º lugar: 1 Smartphone

3º lugar: 1 Smartphone

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br