Coluna de Antônio José Larangeira de 26 de julho de 2016

Em homenagem à padroeira da cidade, Nossa  Senhora Sant´Anna, hoje é feriado em Feira de Santana, com  uma programação religiosa capitaneada pelo arcebispo dom Zanoni Demettino.

Em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora Sant´Anna, hoje é feriado em Feira de Santana, com uma programação religiosa capitaneada pelo arcebispo dom Zanoni Demettino.

O presidente do Conselho de Curadores da Fundação Jose Silveira, o médico Geraldo Leite, no dia  4 de agosto próximo, receberá o titulo de Cidadão Baiano.

O presidente do Conselho de Curadores da Fundação Jose Silveira, o médico Geraldo Leite, no dia 4 de agosto próximo, receberá o titulo de Cidadão Baiano.

O deputado estadual Targino Machado bem afinado à politica de Feira de Santana.

O deputado estadual Targino Machado bem afinado à politica de Feira de Santana.

Hoje, feriado em Feira

Em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora Sant´Anna, hoje é feriado em Feira de Santana, com Igreja Católica e Apostólica Romana, realizando na Catedral Metropolitana uma programação religiosa que culminará com uma procissão pelo centro da cidade, capitaneada pelo arcebispo dom Zanoni Demettino. Como é feriado municipal, não funcionarão comercio, indústria, bancos, repartições públicas e empresas de prestações serviços. Enfim, fecha tudo.

Blogueiro e o livro

Quando encerrávamos esta coluna, sábado último, estava para ocorrer no Boulevard Shopping, o lançamento oficial do livro “No Meio do Caminho Tinha Um Amor”, 1º livro de autoria de Matheus Rocha, criador da página Neologismo, que já tem quase 300 mil seguidores no Facebook. Baiano de Feira de Santana, Matheus Rocha iniciou sua experiência como blogueiro no Tumblr em 2012, depois migrou para o Facebook, se expandiu para o blog e hoje ainda possui endereços no Instagram e Twitter.  A publicação conta ainda com ilustrações de Phellipe Wanderley.

54 anos da Igreja

A Arquidiocese de Feira de Santana comemorou os 54 anos de criação da Diocese, através da Bula “Quandoquidem novae” do Papa João XXIII, em 21 de julho de 1962.O primeiro bispo foi dom Jackson Berenguer Prado (1962 – 1971), seguido de dom Silvério de Albuquerque e que a vida da cidade ao proibir as manifestações populares, como o Bando Anunciador e a Levagem da Lenha durante os festejos da padroeira, Senhora Santana. Depois veio dom Itamar Vian pastor de almas e progressista, sendo no seu período que a Diocese passou à condição de Arquidiocese, quando foi criada e implantada Faculdade Católica e construído conventos para formação de feiras. Compulsoriamente foi substituído por dom Zanoni Demetinno mas permanece na cidade, com o título de Arcebispo Emérito. Dom Zanoni é o atual Arcebispo, que assumiu em dezembro nomeada pelo Papa Francisco.

Geraldo Leite Cidadão

O presidente do Conselho de Curadores da Fundação Jose Silveira, o médico Geraldo Leite, às 10 horas, do dia 4 de agosto próximo, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, mais precisamente no Plenário do Palácio deputado Luís Eduardo Magalhães, receberá o título de Cidadão Baiano. O mesmo, durante um bom tempo residiu em Feira de Santana, onde dedicou a sua vida à área de saúde.  A iniciativa do título foi do deputado Aderbal Caldas.

Convenção em Antônio Cardoso

Pré-candidatos a prefeito na cidade de Antônio Cardoso, o engenheiro Toinho Santiago (PT) e Lilian Nilo (PTB) farão suas convenções municipais para oficialização da chapa de prefeito, vice e vereadores no próximo dia 31, domingo.

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.