Coluna de Antônio José Larangeira de 22 de julho de 2016

Foi eleito para membro da Academia de Ciências de Lisboa, o escritor Edivaldo Machado Boaventura, que também é imortal da  Academia de Letras da Bahia.

Foi eleito para membro da Academia de Ciências de Lisboa, o escritor Edivaldo Machado Boaventura, que também é imortal da Academia de Letras da Bahia.

O PSB definiu pela oficialização da candidatura do suplente de deputado estadual Ângelo Almeida a prefeito de Feira de Santana.

O PSB definiu pela oficialização da candidatura do suplente de deputado estadual Ângelo Almeida a prefeito de Feira de Santana.

O empresário Alfredo Falcão, o fundador do Edficio Anna Muller Falcão. No flash com o jurisconsulti Celso pereira.

O empresário Alfredo Falcão, o fundador do Edficio Anna Muller Falcão. No flash com o jurisconsulti Celso pereira.

Feirense é imortal luso

Foi eleito para membro da Academia de Ciências de Lisboa, o escritor e professor Edivaldo Machado Boaventura, que também é imortal da Academia de Letras da Bahia. É natural de Feira de Santana de onde tem um extenso currículo cultural e na educação, assim como da Bahia. Foi ex- secretario de Educação do Governo do Estado e a sua posse ocorrerá dia 28 de outubro na qual estará presente.

Parcelamento do ICMS

Os lojistas participantes da Liquida Feira 2016, campanha realizada em Feira de Santana e encerrada recentemente, poderão parcelar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do mês de julho em duas vezes. De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), os pagamentos serão feitos em parcelas iguais e consecutivas, com vencimento em 9 de agosto e 9 de setembro. Para o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, a participação da Sefaz em campanhas como a Liquida Feira evidencia a preocupação do Governo em fortalecer o mercado local, tendo em vista principalmente o atual cenário econômico. O benefício não se aplica aos contribuintes do Simples Nacional, já que o recolhimento dos tributos dessas empresas é feito através da Receita Federal. Também não fazem jus aos prazos especiais de pagamento previstos os contribuintes que desenvolvem atividades de comércio de automóveis, camionetas, utilitários, motocicletas e motonetas novos; de caminhões, reboques e semi-reboques, ônibus e microônibus novos e usados; produtos alimentícios – hipermercados e supermercados.

Currículo de edifício

O Edifício Ana Muller Falcão, localizado na avenida Getúlio Vargas, com 40 anos de existência, construído por iniciativa do empresário Alfredo Muller Falcão tem em seu currículo tendências com  segmentos políticos e culturais. Lá foi instalado o escritório de adesão de figuras da cidade à Monarquia no Brasil, ocorrido com a presença dom João Orleans e Bragança, que foi recebido nesta cidade por um grupo de monarquistas de que fizeram parte o advogado João Pinho, Luis Silvany Regis Sampaio, jurisconsulto Carlos Lucena  e este jornalista entre outros, onde foi colocado uma placa junto ao elevador de subida; depois lá foi instalado a Fundação Cultural de Feira Santana por empresário Luiz Alberto Falcão, professor Raimundo Gama , empresário Jose Olympio Mascarenhas, executivo Mario Bibiano e mais; agora uma faixa colocada recentemente,  expressa uma manifestação política , com a faixa que a APLB de Feira colocou na fachada intitulada “Fora Temer”.

Pré candidatura 

Com a presença do presidente estadual da legenda, socialista Domingos Leonelli, o PSB definiu pela oficialização da candidatura do suplente de deputado estadual Ângelo Almeida a prefeito de Feira de Santana. A convenção municipal será dia 4 de agosto, uma quinta-feira. O PSB vai compor com o REDE Sustentabilidade.

MAC

Vinte artistas participaram, ontem, da exposição comemorativa do 20º ano de fundação do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira. O MAC é o único museu do estado a manter a proposta da contemporaneidade, que é levar o público a pensar ou fazer leituras diferentes da proposta do autor.  “Reunimos trabalhos de artistas que ao longo destas duas décadas participaram da história do MAC”, afirmou o seu diretor, Edson Machado. Na oportunidade esteve previsto o lançamento do livro que reúne os 18 trabalhos finalistas do II Concurso Municipal de Poesia de Feira de Santana Gastão Guimarães.

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.