Atendimento ao paciente com infarto pelo SUS é discutido em Feira de Santana

Encontro com gestores de saúde ocorreu nesta quarta-feira, por iniciativa da SBC.

Encontro com gestores de saúde ocorreu nesta quarta-feira, por iniciativa da SBC.

Encontrar alternativas para reduzir o número de mortes por doenças cardiovasculares, especialmente do infarto agudo do miocárdio, na rede de atendimento pública de Feira de Santana. Com este objetivo, a Sociedade Brasileira de Cardiologia- Regional Feira de Santana promoveu um debate entre os principais gestores de saúde do município e do estado, dentre eles o secretário estadual, Fábio Vilas Boas e a secretária municipal, Denise Mascarenhas.

A atual situação do atendimento a esse paciente, desde a chegada na ambulância do SAMU, ou nas policlínicas, ou no Hospital Geral Clériston Andrade foi apresentada e discutida. De acordo com o presidente da SBC, foi feito um diagnóstico com os pontos cruciais de deficiência, para começar a traçar uma estratégia para diminuir as mortes por infarto. “Trouxemos para o debate as pessoas que podem responder os nossos questionamentos e traçar um plano que auxilie na melhoria desse atendimento em toda a rede”, explicou o presidente da SBC- Feira, Israel Reis.

Segundo Denise Mascarenhas, a resolutividade do serviço não está ruim, mas pode melhorar. “A gestão municipal está fazendo o que pode, dentro das condições que o financiamento que temos permite. Esse debate foi de grande importância. A presença desses gestores é uma demonstração de que todos estão imbuídos em melhorar e qualificar esse atendimento. Daqui saímos com discussões mais amplas, sobre internamento, na atenção básica, qualificação e treinamento para uma assistência cada vez melhor ”, pontuou Denise.

De acordo com Fábio Vilas-Boas, está sendo desenvolvido um programa de atenção ao infarto agudo do miocárdio que consiste na  implantação em todo o estado de 42 salas de teleatendimento, ainda neste segundo semestre. “A solução de problemas como esse, nem sempre passa por maior aporte de recursos. Na maioria das vezes, é preciso reordenar e reorganizar a sua rede de assistência”, acredita Vilas Boas.

Para o presidente da SBC-Feira, o objetivo prioritário do evento foi alcançado. “Demos o primeiro passo para encontrar alternativas que sanem a  deficiência desse atendimento. Estamos dispostos a ajudar no que for preciso para colaborar com a melhoria e uma ação integrada, aumenta as chances de superar as dificuldades. Nos propusemos a oferecer treinamento para as equipes de atendimento e contribuir para reduzir o número de mortes por infarto”, finalizou Israel.

Também participaram do encontro o diretor médico do INCARDIO, André Guimarães; a diretora geral do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Sandra Peggy; o promotor titular da segunda promotoria de Justiça de Feira de Santana com ênfase em saúde e educação, Audo Rodrigues; o diretor Geral do HCGA, José Carlos de Carvalho Pitangueira; o coordenador médico do SAMU de Feira de Santana, José Luiz de Jesus Araújo Júnior e o coordenador médico das Policlínicas, –  o Rodrigo Matos, bem como médicos, estudantes e profissionais das mais diversas áreas.

Outras publicações

Estudantes de Feira de Santana atualizam dados para o Primeiro Emprego Recadastramento é realizado no Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão. Nas três instituições de ensino profissionalizante de F...
Candidato ao governo do estado, Paulo Souto lança Projeto Soluções em Feira de Santana O candidato ao governo da Bahia pelo Democratas (DEM), Paulo Souto, apresenta, nesta quarta-feira (16/06/2010), às 15h, o “Projeto Soluções – A Bahia ...
“Sem democracia, governo fecha portas da Prefeitura de Feira de Santana durante manifestação”, acusa lideranças da APLB Manifestantes da APLB em frente à sede da Prefeitura de Feira de Santana. A manifestação foi uma reação das categorias contra o duplo reajuste de 22,...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br