Walter Pinheiro se despede do Senado para assumir Secretaria da Educação da Bahia

Senador Walter de Freitas Pinheiro assume Secretaria da Educação da Bahia.

Senador Walter de Freitas Pinheiro assume Secretaria da Educação da Bahia.

Num discurso emocionado e que mobilizou mais de 30 senadores em apartes, o senador Walter Pinheiro (sem partido/BA) se despediu do Senado Federal, nesta quarta-feira (01/06/2016), para assumir, a convite do governador Rui Costa, a Secretaria de Educação da Bahia.

“Esse é um momento de muito desafio. Confesso que saio com o coração partido. Não estou fazendo um adeus, como diz Gal Costa: Adeus não, até breve”, externou o senador, referindo-se a um trecho da música ‘Brilho de Beleza’. Ainda de acordo com Pinheiro, a tendência natural é voltar ao Senado para concluir o mandato.

Segundo o senador, a contribuição que ele poderá dar na pasta de Educação, a partir da experiência que acumulou no Congresso Nacional, ajudará o Governo da Bahia. “Espero levar para lá toda essa experiência e contribuir decisivamente para que o governo possa, na parte da educação, apresentar uma contribuição decisiva para a transformação da sociedade”, disse.

Pinheiro revelou que foi convidado por Rui Costa em março deste ano, com o desafio de contribuir na gestão da pasta. Esta será a segunda vez que ele atuará no Executivo baiano, já tendo assumido a Secretaria do Planejamento em 2009, antes de se eleger senador com 3.630.944 votos. Em seu lugar, assumirá o suplente Roberto Muniz (PP/BA).

Discurso de Pinheiro mobiliza sessão com apartes

O pronunciamento de Pinheiro chamou a atenção dos demais senadores, que fizeram questão de aparteá-lo. Em seus pronunciamentos, os parlamentares demonstraram admiração e respeito por Pinheiro, misturando o sentimento de congratulações pela nova empreitada com o lamento de sua ausência nos próximos embates da Câmara Alta.

Foram exaltadas sua capacidade conciliadora para encaminhar matérias polêmicas e o aprofundamento que traz nos temas que domina, como as áreas de Ciência e Tecnologia, Telecomunicações, Orçamento, Pacto Federativo, Energias Renováveis e Desenvolvimento Regional, entre outros.

“Eu tenho orgulho, querido Pinheiro, de ter com você quase que 99% de convergência nas opiniões. No dia de hoje, a Bahia e o seu governo ganham muito, o Senado perde demais”, disse Randolfe Rodrigues (REDE – AP).

O senador Humberto Costa (PT/PE), em nome da Bancada do partido, disse que Pinheiro fará falta pela forma como atua e pela sua capacidade de elaboração. “Aqui já foi citado o tema do pacto federativo do Brasil. Nós podemos citar também as políticas no campo das telecomunicações e tantas outras em que V. Exª sempre se destacou de uma forma muito diferenciada”, destacou.

A senadora Lídice da Mata (PSB/BA) lembrou da atuação de Pinheiro quando era secretário do Planejamento. “Eu pude conviver com a sua contribuição ao Governo do Estado da Bahia e sei o quanto foi importante para a nossa gestão naquele Estado”, disse. Ela também citou que a experiência parlamentar, a experiência como sindicalista, a capacidade de gestão e a qualificação profissional transformam Pinheiro em um Secretário de Educação indispensável para levar a tecnologia, a inovação e colocá-las a serviço da juventude do Estado.

O outro colega de bancada, Otto Alencar (PSD/BA), também se referiu à passagem de Pinheiro pelo Planejamento. “O ex-governador Jaques Wagner convocou V. Exª para ser Secretário do Planejamento e V. Exª deu uma grande contribuição a esse governo, pois trabalhou, organizou, fez o planejamento estratégico do governo, não só para aquela quadra de governo, mas também para os quatro anos seguintes, quando eu tive oportunidade, como Secretário de Infraestrutura, de usufruir do seu trabalho, com recursos para construir quatro mil quilômetros de estradas, em quatro anos, no governo do Estado da Bahia”.

Eunício Oliveira (PMDB – CE) chegou a lembrar da longa parceira com Pinheiro ainda quando ministro das Comunicações: “Quando fui Ministro das Comunicações do Brasil, quantas vezes eu não fui beber na sabedoria de V. Exª em matéria de telecomunicações? Quantas vezes? Quantas vezes eu não fui acionando na questão da criação da TV Digital brasileira, que diziam que nós íamos construir aqui no Brasil um novo Pal-M? Lembra V. Exª quando passamos quase uma tarde inteira conversando sobre isso? Daí nasceu o Projeto Giga, que hoje é uma realidade da TV Digital brasileira”.

Para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), Pinheiro foi um dos senadores que mais colaboraram com as atividades da Casa. “Independentemente do posicionamento político, da formação de cada um, o Senador Walter conversava com todos, colhia o melhor que podia ser colhido naquela oportunidade e transformava isso, especialmente, em decisão do Senado Federal. Nós devemos muito a V. Exª, vamos continuar devendo, e é muito importante que V. Exª, mesmo assumindo a honrosa função de Secretário de Educação do Estado da Bahia, possa continuar colaborando com o Senado Federal. É muito importante”, disse.

Também apartearam Pinheiro os senadores Aécio Neves (PSDB/MG), José Pimentel (PT/CE), Ana Amélia (PP/RS), Waldemir Moka (PMDB/MS), Ricardo Ferraço (PSDB/ES), Antonio Anastasia (PSDB/MG), Aloísio Nunes (PSDB/SP), Tasso Jereissati (PSDB/CE), Marta Suplicy (PMDB/SP), José Agripino (DEM/RN), Fátima Bezerra (PT/RN), Ronaldo Caiado (DEM/GO), Simone Tebet (PMDB/MS), José Aníbal (PSDB/SP), Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), Lúcia Vânia (PSB/GO), Ricardo Ferraço (PSDB/ES), Cristovam Buarque (PPS/DF), Armando Monteiro (PTB/PE), Antonio Carlos Valadares (PSB/SE), Eduardo Braga (PMDB/AM), Paulo Paim (PT/RS), José Medeiros (PSD/MT), Jorge Viana (PT/AC), Raimundo Lira (PMDB – PB), João Capiberibe (PSB /AP) e Lasier Martins (PDT/RS).

Outras publicações

Mesa do Senado decide aguarda decisão do plenário do STF STF julga ação de afastamento do presidente do Senado, José Renan Vasconcelos Calheiros. A Comissão Diretora do Senado decidiu nesta terça-feira (06...
Senador Romero Jucá é indicado líder do governo no Congresso Nacional Senadores Romero Jucá e Ciro Nogueira. Romero Jucá assume liderança do governo. O presidente Michel Temer assinou mensagem, publicada nesta quinta-f...
Publicada lei que regula parceria entre poder público e empresas privadas Senado Federal aprova lei que regulamenta parceria. Foi transformada em lei a medida provisória que instituiu o Programa de Parcerias de Investiment...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br