UFRB oficializa doação de terreno para campus de Feira de Santana

Evento marca doação oficial de terreno para construção de campus da UFRB em Feira de SantanaEvento marca doação oficial de terreno para construção de campus da UFRB em Feira de Santana.

Evento marca doação oficial de terreno para construção de campus da UFRB em Feira de SantanaEvento marca doação oficial de terreno para construção de campus da UFRB em Feira de Santana.

Com a presença de autoridades políticas e membros da comunidade, foi oficializada na manhã da última sexta-feira (10/06/2016), a assinatura do termo de posse do terreno onde será instalado o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana. O terreno localizado às margens da BR 116 Sul e da Estrada do Feijão com 40 hectares, de propriedade de Hildebrando da Silva Pinho, foi o vencedor do Edital de Chamamento Público para seleção de uma doação não onerosa para este fim.

“Gostaria que este tipo de parceria servisse de exemplo para a classe empresarial. Nós estamos aqui porque acreditamos que a educação é o caminho para o desenvolvimento, o melhor caminho, talvez o único caminho”, disse Hidelbrando da Silva Pinho Júnior, representante do doador do terreno. Para a diretora do CETENS, professora Susana Pimentel, o fato de a doação ter sido feita por um membro da comunidade é extremamente significativo, porque comprova o reconhecimento do povo feirense à importância do projeto para a ampliação do número de vagas no ensino superior público na cidade e para a formação das futuras gerações.

A diretora também falou dos próximos desafios: “se antes a propriedade de um terreno era para nós um desafio a ser conquistado, hoje se torna uma realidade e a partir de agora seremos ainda mais desafiados”. Ela citou a necessidade de garantir os recursos para a construção do novo campus universitário e de pleitear mais vagas de concurso técnico e docente. “Entendo todos esses desafios como coletivos. Não dizem respeito apenas aos gestores do centro de ensino, mas precisam ser assumidos por todos aqueles que têm o compromisso com a UFRB, com Feira de Santana e como território do Portal da Sertão”, afirmou Susana Pimentel.

O reitor da UFRB, Silvio Soglia, disse que o momento é o de concentrar esforços nas novas etapas. “Esse é o só o início de uma grande luta. Não é algo pequeno o que estamos fazendo em Feira de Santana, estamos aqui apontando para o futuro”, disse, ao destacar as áreas de formação do CETENS. “Estamos falando de um centro que se dedica a questões da sustentabilidade e o mundo inteiro está falando disso. É algo inovador poder formar um profissional, por exemplo, que se dedique a pensar acessibilidade para pessoas com deficiência”, afirmou. E finalizou agradecendo aos participantes do Chamamento Público.

Também estiveram presentes no evento a vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves; a vice-diretora do CETENS, Jacira Castro; o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Evandro Silva; o presidente do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED), Josué de Melo; o deputado federal Fernando Torres; o deputado estadual Zé Neto; o representante jurídico do doador do terreno, o advogado Moura Pinho, além de representantes do Instituto Pensar Feira.

Sobre o CETENS

O campus provisório da UFRB em Feira de Santana funciona na antiga sede do INED, no bairro SIM. Atualmente, são 427 estudantes que estão sendo preparados para atuar como professores de Ciências Naturais e Matemática nas escolas do campo e como profissionais da área de Energia e Sustentabilidade.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br