Superendividamento do idoso é tema de Audiência Pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Alba

Deputado José de Arimateia Coriolano de Paiva atua em defesa do idoso.

Deputado José de Arimateia Coriolano de Paiva atua em defesa do idoso.

Hoje, quarta-feira, (15/06/2016), é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Atento à data, o deputado estadual José de Arimateia (PRB) discutirá o Superendividamento do Consumidor Idoso, Aposentado e Pensionista na Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O evento acontecerá a partir das 10h, na Sala Jairo Azi.

Como presidente do Colegiado, Arimateia realizou no último dia 18 de maio uma visita ao Juizado Cível de Apoio ao Superendividado. O intuito foi se informar sobre as principais demandas da instituição, idealizada pela Juíza Fabiana Pelegrino. “Uma das informações que obtivemos lá foi de que os idosos são uma parcela representativa das pessoas que chegam ao Juizado e não havia data mais oportuna para abordar o tema de forma mais aprofundada”, justificou o deputado.

Além da Juíza Titular do Sistema dos Juizados Especiais, Fabiana Pelegrino, a Audiência Pública contará com a palestras do Supervisor do Juizado Cível de Apoio aos Superendividados, Rafael Souto, do professor e administrador Antônio Carvalho e do professor e psicólogo Adailton Souza. O evento contará também com a participação do Presidente da Associação dos Pensionistas e aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev / Casa do Aposentado), Marcos Barroso.

De acordo com dados do Juizado Cível de Apoio ao Superendividado, mais de 40% das pessoas que procuram o auxílio da instituição para renegociar seus débitos são idosos e pessoas em fase de pré-aposentadoria. Por outro lado, as instituições financeiras são as causadoras campeãs de endividamento, ao realizarem empréstimos consignados e aplicarem juros abusivos. “O responsável pelo endividamento não é o ganho insuficiente, mas a relação que se estabelece com o dinheiro. Gastar mais do que se ganha é fator preponderante para esta situação”, completou o Supervisor Rafael Souto.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br