Secti inaugura Praça da Ciência em Jitaúna

Praça de Juazeiro.

Praça de Juazeiro.

Margeado pelos rios de Contas e Preto, o município de Jitaúna ganhará, neste sábado (11/0/2016), às 10h, uma unidade da Praça da Ciência, em evento que contará com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, do titular da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Manoel Mendonça, do prefeito da cidade, Edson Silva, além de gestores e autoridades locais.

Integrante do Programa Educar para Transformar, um Pacto pela Educação, o projeto Praça da Ciência, capitaneado pela Secti, “visa disseminar a prática da ciência entre os jovens baianos”, como destaca Manoel Mendonça. O equipamento conta com oito brinquedos lúdico-científicos (conchas acústicas; bicicletas geradoras; harpas de tubo; alavancas; cadeiras e basquete giratórios; e balanços de comprimentos diferentes) que facilitam o aprendizado do que é transmitido, em sala de aula, pelos professores.

Para que as Praças sejam instaladas, os municípios entram com a contrapartida de cessão do espaço, que deve estar nos limites da sede do município, ter 18 metros quadrados de medida mínima e estar localizado próximo a escolas de ensinos Fundamental e Médio, além de, preferencialmente, se configurarem como praças públicas já existentes.

Avanços

Com a inauguração deste equipamento, que será antecedida pela entrega de uma unidade em Catu, na sexta-feira (10), a Secti vai alcançar a marca de 16 Praças da Ciência instaladas em municípios distribuídos por todas as regiões do território estadual. E este feito será superado já na quinta-feira da próxima semana (16), quando a cidade de Condeúba passará a contar com uma unidade do projeto.  Com estes números, a Secti se aproxima da metade da meta total da iniciativa, que tem como objetivo instalar 40 equipamentos em todo o estado da Bahia.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br