Secretário estadual de Justiça visita unidades e entidade parceiras em Feira de Santana

Secretário Geraldo Reis e deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto) visitam entidades sociais.

Secretário Geraldo Reis e deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto) visitam entidades sociais.

“Aqui é a minha casa, minha oportunidade de mudar de vida, onde as pessoas fazem tudo pra gente ter um futuro melhor!”. Esse foi o depoimento de Jonissara Gonçalves, beneficiária da Associação Cristã Nacional, durante a visita do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, à comunidade terapêutica. Além da parceria para atendimento domiciliar às mulheres que fazem udo de substâncias psicoativas, a partir de julho deste ano,  a entidade executará outro importante projeto do Governo do Estado em Feira de Santana, o Programa Corra pro Abraço, que atende à população em situação de rua que fazem uso de drogas. Reis esteve na cidade neste sábado (04/06/2016), participando do Mutirão Social organizado pelo Pacto pela Vida- programa coordenado pela SJDHDS.

Além da comunidade terapêutica, o secretário conheceu a Unidade de Inclusão Socioprodutiva do Programa Vida Melhor (Unis) e a etapa final das obras do ambulatório – este último, uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – ambos construídos na área do Centro Social Urbano.

Comunidade Terapêutica

Desenvolvendo três projetos sociais, a Associação Cristã Nacional, atua no atendimento a 30 mulheres dependentes de álcool e outras substâncias psicoativas (Comunidade Terapêutica Harmonia). Para a recuperação desse público, a entidade oferece cursos de formação, serviços e atividades lúdicas, como atendimento médico e odontológico, cursos de costura industrial, salão de beleza, artesanato, música e dança, entre outros.

 Com os projetos Residência Inclusiva e Nosso Lar, atende, também, a jovens com transtornos mentais e idosos de ambos os sexos, e oferece a cada público, em abientes distintos, uma equipe multidisciplinar específica.

 Selecionada em edital da SJDHDS, a associação executará o programa Corra pro Abraço em Feira de Santana. Segundo a presidente Telma Carneiro, o plano de trabalho está sendo elaborado, assim como a apresentação de documentos, a recepção de documentos para formação das equipes e a previsão é que comece a atuar a partir do mês de julho.

 Ancorado no conceito da redução de danos, o Corra para o Abraço foi idealizado a partir das diretrizes do Plano Viver sem Drogas, do Programa Pacto pela Vida (PPV), para promover atividades voltadas à população em situação de rua no Centro de Salvador, numa perspectiva de prevenção, atenção e cuidado aos usuários de drogas especialistas por promover o resgate da autoestima e dignidade e, em última instância, a reabilitação e reinserção social de usuários de drogas em situação de rua.

 “A visita do secretário às nossas instalações aumentou a autoestima das beneficiárias, que passaram a semana toda se preparando para esse momento, e foi bom para ele ver de perto como funcionamos e isso fortalece a parceria”, afirmou Telma Carneiro, presidente da associação. Ela ressaltou o trabalho da  Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) “que não só financia, mas está sempre presente, acompanhando os projetos”.

Unis

Construída no complexo esportivo do Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova, a UNIS Portal do Sertão prestará assistência técnica aos empreendimentos da economia popular, composta pelos empreendedores individuais e familiares em rede. “Essa assistência viabiliza o desenvolvimento de estudos, acesso a microcrédito, equipamentos e qualificação e a ideia é atender às necessidades desse público e possibilitar a superação da miséria”, ressaltou o secretário.

Ambulatório

Fruto da parceria entre a secretaria de Saúde (Sesab) e a Universidade Estadual de Feira de Santana, o ambulatório visitado pelo secretário Geraldo Reis estará pronto em cerca de 15 dias, quando será entregue à instituição de ensino. Segundo o coordenador do CSU Cidade Nova, o equipamento contará com mais de 20 salas, onde serão realizados atendimentos de curativos, pequenas cirurgias, primeiros socorros ou outros procedimentos, que não exijam uma estrutura médica mais complexa para o atendimento dos usuários.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br