Seagri e Bahia Pesca desenvolvem ações para impulsionar rodução de pescado no Sudoeste do estado

Reunião da Colônia Z 33 de pescadores de Carinhanha, com o Secretário Estadual de Agricultura, João Vitor de Castro Lino Bonfim.

Reunião da Colônia Z 33 de pescadores de Carinhanha, com o Secretário Estadual de Agricultura, João Vitor de Castro Lino Bonfim.

Pescadores e piscicultores de Carinhanha e Malhada, municípios do sudoeste baiano, estiveram mobilizados em ação promovida pela Secretaria da Agricultura do Estado, através da vinculada Bahia Pesca, na Câmara dos Vereadores de Carinhanha, nesta quinta-feira (02/06/2016). Além de promover discussões sobre a atual situação da pesca na região, foram apresentadas aos produtores as políticas direcionadas à produção de pescado, desenvolvidas pela Bahia Pesca, e realizado mutirão para cadastramento no CadCidadão e Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP. “Esse trabalho foi iniciado há 30 dias, quando estivemos, junto com o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, no município de Malhada, para a entrega de bolsões de alevinos (estrutura de PVC que serve como berçário para os peixes), e assumimos o compromisso de retornar para cadastrar os pescadores”, declarou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

O CadCidadão é o sistema que registra a situação social e econômica dos profissionais e encaminha-os para programas sociais e de crédito dos governos federal e estadual. O cadastro no sistema é imprescindível para que os profissionais obtenham a DAP, documento emitido pela Bahia Pesca indispensável para acesso às políticas públicas, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos e o de Habitação Rural. Quem se cadastra no CadCidadão conta ainda com outros benefícios, como acesso às tarifas sociais de energia da Coelba (descontos de até 100%).

“A piscicultura é uma alternativa viável para que o pescador dê um descanso ao Rio São Francisco, que antigamente tinha grande disponibilização de peixes, mas hoje passa por período de escassez do pescado. Dessa forma, os pescadores e piscicultores podem continuar na atividade, com sustentabilidade e incremento da renda”, declarou Bonfim. Ele salientou que “este é o momento ideal para que os pescadores conheçam quais são as políticas do governo do Estado para atender a categoria. Podemos destacar neste cenário o Centro Vocacional do Pescado, o CVTT, da Bahia Pesca, instalado no município de Santo Amaro da Purificação. O centro está à disposição de vocês, equipado com alojamentos para receber pescadores e marisqueiras de toda a Bahia. Lá estão disponibilizadas capacitações e treinamentos voltados para beneficiamento do pescado, profissionalizando os pescadores e agregando valor ao produto”.

Após as discussões, a equipe técnica da Bahia Pesca permaneceu no local efetuando o cadastro dos pescadores. A ação da Seagri continua na região, no estande da instituição instalado no Parque de Exposição Gercino Coelho, durante a 28° edição da Exposição Agropecuária de Guanambi – EXPOGUANAMBI, até domingo (5), último dia da feira. Durante a abertura do evento, ontem (1° de junho), foram distribuídos 50 mil alevinos de tilápias para os piscicultores de Carinhanha, que já possuem tanques-rede em atividade, beneficiando cerca de 50 famílias da região.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br