Salvador: Unidade móvel do Hemoba recebe doações no Shopping Paralela

Unidade móvel do Hemoba.

Unidade móvel do Hemoba.

Para garantir o estoque de sangue no período das festas juninas,  a unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) estará no Shopping Paralela, na terça-feira (21/06/2016) e na quarta-feira (22), para realizar coleta de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea.

As doações voluntárias podem ser feitas de 8h às 17h, no estacionamento do shopping. Os interessados em contribuir devem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, além de apresentar documento original com foto, estar em boas condições de saúde e bem alimentado.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, usuário de drogas e portadores de doenças transmissíveis pelo sangue (como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas) não podem doar. Também é proibido o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. Para fazer o cadastro de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos e realizar a coleta de apenas  5ml de sangue para testes de compatibilidade.

A campanha tem objetivo de estimular o doador eventual a se tornar parceiro regular. De acordo com dados do Governo do Estado, o estoque de doações na Bahia é de 1%, no Brasil esse número chega a 1,7%, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a doação da população de um país deve ser de 3% para considerar satisfatória.

Agenda

O que: Doação de sangue no Shopping Paralela, em Salvador

Onde: Estacionamento da entrada principal.

Quando: terça (21) e quarta-feira (22), de 8h às 17h.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br