Salvador: segunda edição do FUSCA leva ações de sustentabilidade, cultura e arte ao Parque da Cidade

Banda Zoes participa da segunda edição do FUSCA.

Banda Zoes participa da segunda edição do FUSCA.

Música, gastronomia, atividades infantis e economia criativa irão movimentar o Parque da Cidade Joventino Silva, no Itaigara, nos dias 11 e 12 de junho de 2016. Uma semana após a sua inauguração, o Parque será palco da segunda edição do FUSCA – Festival UNIFACS de Sustentabilidade, Cultura e Arte. Promovido por alunos e professores da UNIFACS, em parceria com artistas, empreendedores criativos e a Secretaria Cidade Sustentável, o evento aberto ao público é gratuito e ocupará todas as recém-inauguradas áreas do espaço das 9h às 17h.

Além de incentivar, promover, apoiar e compartilhar atividades de arte e cultura desenvolvidas por alunos, professores e convidados, o FUSCA visa também estimular o uso dos espaços públicos como uma forma de expressão artística e integração social. “Será um final de semana de muita experiência para pessoas de todas as idades”, garante Beth Dantas, professora dos cursos Comunicação da UNIFACS e coordenadora geral do Festival.

Programação

Com uma programação diversificada e voltada para toda a família, o FUSCA levará para o Parque da Cidade uma Feira de Economia Criativa, com marcas baianas de moda e arte, como a Velho Chico – Corte&Cultura, a Afreeka Urban Store e a Vista Liberdade. O público vai poder se deliciar com um Espaço Gourmet tomado por Food Trucks e Food Bikes e participar de rodas de conversas com o projeto Desabafo Social, leituras de poesias e performances artísticas.

No anfiteatro, muita música! No sábado (11), comandam as bandas 70Sambá – formada por alunos da Unifacs, Zo’és Roots, Squadros, Os Informais, Di Maré, e o Dj Bruno Balada. No domingo (12), é a vez do já tradicional show do cantor Zelito Miranda, pelo projeto Forró no Parque. Já no palco montado na praça principal do Parque, a animação ficará por conta de trio de sanfoneiros, Som das Binhas, Renatinha Agapito com o Grupo Sanlatino e o Rapper Rangel e convidados.

O Festival contará ainda com uma área reservada para Saúde e Qualidade de Vida, onde o público poderá aferir a pressão, receber orientações sobre aleitamento materno, avaliação postural, alongamento e alimentação saudável, com renomados professores da UNIFACS. Já para quem quer aproveitar o evento para praticar esportes e relaxar, o Espaço Zen contará com aulas de Tai Chi Chuan, serviços de acupuntura, massagem relaxante e ayurvédica, além de corrida guiada pelo parque, e participação da equipe Demolição, de Muay Thai, com demonstrações de arte marcial. O Atelier Rodolfo Carvalho irá oferecer uma oficina de desenho e promoverá diversas atividades artísticas e interativas.

As crianças terão uma área reservada no FUSCA! O Espaço Kids será comandando por arte-educadores que promoverão brincadeiras lúdicas e educativas durante todo o dia. Além disso, a criançada irá se divertir com os personagens do Star Wars, que estarão passeando de fusca pelo Parque, levados pelo Grupo Império Comando Bahia.

Por lá também vai rolar um Espaço Ambiental, com dicas de coleta de lixo e reciclagem, e um Espaço Social, em parceria com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) com atividades de orientação para “Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, além de uma oficina de cataventos e demonstração produtos cosméticos.

Agenda       

O que: Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte (FUSCA)

Quando: Dias 11 e 12 de junho de 2016 (sábado e domingo), das 9h às 17h

Onde: Parque da Cidade – Itaigara

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br