Salvador: Requalificação fortalece comércio tradicional da Baixa dos Sapateiros

Requalificação fortalece comércio tradicional da Baixa dos Sapateiros.
Requalificação fortalece comércio tradicional da Baixa dos Sapateiros.
Requalificação fortalece comércio tradicional da Baixa dos Sapateiros.
Requalificação fortalece comércio tradicional da Baixa dos Sapateiros.

Imortalizada na música de Ary Barroso, a Baixa dos Sapateiros, no Centro Histórico de Salvador, é muito mais que poesia. Antes disso, é o lugar por onde, há décadas, passam diariamente milhares de pessoas e onde outras milhares ganham a vida trabalhando no comércio. E agora, passando por obras de revitalização, a região recebe uma homenagem à altura.

“Para mim, a Baixa dos Sapateiros é tudo, é a minha vida”, afirma o comerciante José Pedro Ferreira, que comemora as mudanças proporcionadas pelo Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, realizado pelo Governo do Estado. “Sempre tinha buraco e as pessoas caíam. Com essa intervenção agora, ficou excelente, maravilhoso”.

O abandono era sentido, mas ficou apenas na memória do vendedor Lázaro Nogueira. “As pessoas não estavam mais circulando aqui, estavam indo para os bairros. E a revitalização feita na Baixa dos Sapateiros melhorou bastante o passeio. As pessoas estão circulando mais. A obra está legal. É uma iniciativa muito boa”.

Para o ambulante Paulo de Jesus, poder andar nos passeios da região é uma segurança. “Ficou livre, tem espaço, melhor do que era antigamente. No tumulto, as pessoas não podiam andar, iam para o meio da rua. Agora não, andam normal”, afirma o ambulante em vídeo da série ‘Pelas Ruas’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom).

E tem gente que faz parte da história da região, como o comerciante Carlos Antônio Dantas. “Adoro a Baixa dos Sapateiros. Estou aqui nesses 30 e poucos anos, muito feliz, satisfeito, [e] agora mais do que nunca. Sem dúvida nenhuma, é uma obra muito significativa para todos nós. Hoje as pessoas vêm aqui com muito prazer, com muita alegria. O lugar ficou muito gostoso”.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141150 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.