Salvador: Jovens do Subúrbio Ferroviário produzem ações de comunicação para a comunidade

 Jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador produzem ações de comunicação.

Jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador produzem ações de comunicação.

A apresentação do Aplicativo Subúrbio SSA, que traz informações diversas sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador, e da exposição fotográfica Vamos Contar, com antigas imagens do bairro de Plataforma, marcaram a abertura do Festival Diversidade do Ser, na tarde da quarta-feira (15/06/2016), em Plataforma. O evento aconteceu na Associação de Moradores de Plataforma (Ampla) e deu início à semana de apresentações dos produtos finais do Projeto Estúdio Multimeios, iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com a organização não governamental Cipó Comunicação Interativa.

As ferramentas de comunicação foram desenvolvidas por jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador, concluintes dos cursos de Produção Cultural (direção e coordenação de produção cultural, produção executiva e assistência de produção) e de Análise de Mídias Sociais. A metodologia do Estúdio Multimeios consiste na formação de diversas turmas de jovens em diferentes linguagens de comunicação, tendo uma linha condutora que aproxima e qualifica a formação nas diversas técnicas: o aprender fazendo.Formandos como a estudante Kerolaine Pereira, 21, moradora do Lobato, que, a partir do curso de Análise de Mídias Sociais, superou o isolamento social. “No início foi difícil participar das aulas e interagir com outras pessoas, mas foi  assim que eu venci a minha timidez, a vergonha que eu tinha para falar, sempre me achando incapaz. Hoje, estar aqui apresentando um aplicativo que eu ajudei a construir é uma superação para mim”.

Quem também fala com entusiasmo é o estudante Ruan Roberto,16, morador de Fazenda Coutos, um dos alunos que ajudou a construir a exposição fotográfica Vamos Contar. “Além de me preparar para o mercado de trabalho, eu aprendi muito sobre a história do Subúrbio Ferroviário, através das fotos antigas que buscamos nos acervos públicos e também nas casas dos moradores mais velhos. Eles contaram histórias sobre lugares, como a fábrica de tecidos e o antigo cine clube, que hoje abriga o Centro Cultural, além de outros lugares que, para nós, ainda eram desconhecidos”.

Aprendizado

O Festival Diversidade do Ser contempla as ações de gênero, economia criativa, políticas culturais, valorização do território, identidade e empoderamento negro. De acordo com a educadora Geise Oliveira, “ele foi pensado para por em prática todo o conteúdo ministrado durante as aulas de qualificação social, qualificação profissional e trabalho final do curso”. Os cursos foram ministrados desde dezembro de 2015 e capacitaram 200 jovens de Plataforma, Lobato e Rio Vermelho.

Programação – As apresentações dos outros produtos seguem até sexta-feira (17), no Teatro Sesi Rio Vermelho e na Ampla, em Plataforma. Serão exibidas as campanhas Muito Preto e Diversidade de Ser, será realizado o concurso de penteado afro, feira gastronômica do Subúrbio, com lançamento do Aplicativo Tempero do Subúrbio, e continuidade da exposição fotográfica Vamos Contar, que será aberta para visitação das escolas.Serviço:

Agenda

O quê:  Exposição Vamos Cantar – Visitação de jovens de escolas públicas 

Onde: Associação de Moradores de Plataforma, Praça São Brás – Plataforma

Quando: Hoje, quinta – feira (16/06/2016), das 14h às 18h.

O quê: Dudu Ori – Concurso de Penteados Afro, com lançamento da campanha Diversidade de Ser  

Onde:Teatro Sesi Rio Vermelho

Quando: Hoje, quinta – feira (16), 15h

Sexta – feira (17)

O quê: Exposição Vamos Cantar – Feira Gastronômica do Subúrbio e lançamento do Aplicativo Tempero do Subúrbio

Onde: Associação de Moradores de Plataforma, Praça São Brás – Plataforma

Quando: Sexta – feira (17), das 14h às 18h.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br