Retomada do Parque Industrial da Cajuba vai impulsionar a agricultura familiar na Bahia

Grupos europeus apresentam projetos de investimentos na Bahia.

Grupos europeus apresentam projetos de investimentos na Bahia.

Uma reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento rural (SDR) e o grupo inglês Sono Internacional foi realizada nesta quarta-feira (01/06/2016), na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com o objetivo de debater a comercialização da agricultura familiar dos territórios Semiárido Nordeste II e Litoral Norte e Agreste baiano, devido à retomada do Parque Industrial da Cajuba, em Nova Soure, na região nordeste do estado.

Com a retomada da produção, prevista para outubro, deverão ser gerados 150 empregos diretos, beneficiando, principalmente os pequenos e médios produtores da região. Na cadeia produtiva, mais de cinco mil pessoas estarão envolvidas na plantação e colheita de frutas para abastecer a unidade.

O encontro, realizado com a presença do superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro e o representante da Sono Internacional, Welbyson Costa, teve ainda a finalidade de formar um grupo de trabalho para criar estratégias de qualificação da oferta de matéria-prima oriunda da agricultura familiar, a exemplo da laranja, caju, maracujá, acerola, graviola, manga e goiaba, para atender à demanda da indústria.

De acordo com Jeandro Ribeiro, a finalidade é integrar os agricultores familiares dos territórios Semiárido Nordeste II e Litoral Norte e Agreste Baiano, qualificando a oferta. “Com a retomada da produção, será viabilizada a comercialização da agricultura familiar na região, com destaque para o pseudofruto do caju, que anteriormente não era devidamente aproveitado, pois a prioridade sempre foi da castanha”.

O grupo Sono Internacional arrematou em leilão a indústria Cajuba, e tem como foco os cítricos, aproveitando a produção de limão e laranja da região, além das frutas tropicais, para o processamento de sucos integrais, concentrados e ultrafiltrados, para exportação e o mercado brasileiro.

Investimentos na Bahia

A reunião foi desdobramento do encontro realizado na última a segunda-feira (30), no em Salvador, com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, dos secretários de Planejamento e vice-governador, João Leão e de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. O evento contou ainda com a participação da empresa portuguesa Euroeste, que vai implantar um complexo agroindustrial no município de Barra, no oeste, voltado ao plantio de grãos, fabricação de ração e abate de suínos.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br