Renomado pianista Arthur Hanlon lança novo projeto ‘Viajero’

Capa do CD ‘Viajero’, obra musical de autoria de Arthur Hanlon.

Capa do CD ‘Viajero’, obra musical de autoria de Arthur Hanlon.

A Sony Music apresentou nesta sexta-feira (17/06/2016) o novo trabalho do pianista americano Arthur Hanlon. O kit, com CD e DVD, traz um repertório inspirado nas viagens do músico pelo mundo em busca de novas canções e destinos musicais. O DVD é um documentário que traz uma cativante viagem audiovisual por oito países mostrando a busca de Arthur Hanlon por uma música que represente a cultura de cada lugar. Munido com o seu piano e uma equipe de filmagem, Arthur visitou a Itália, Espanha, Portugal, Brasil, Argentina, Colômbia, México e Porto Rico. O resultado é uma coleção de canções míticas do repertório latino, reinterpretadas com novos arranjos e o estilo particular do músico no seu piano.

– O idioma da música abriu as portas para encontrar pessoas fascinantes e suas histórias, bem como para descobrir e celebrar culturas, costumes e a vida em vários lugares do mundo. Para mim, foi uma experiência alucinante – afirma Arthur sobre o novo projeto.

Em cada lugar visitado, Arthur Hanlon se reuniu com os maiores expoentes da sua música. Na Espanha, o músico foi a Madri e a Cadiz, onde andou nas ruas de Algeciras, lugar onde o guitarrista Paco de Lucía nasceu. Na Itália, Arthur buscou o amor pelos caminhos de Roma, a cidade eterna. No Brasil, encontrou as origens da linda “Manhã de Carnaval” nas favelas do Rio de Janeiro. Na Colômbia, o pianista se encontrou com o cantor Carlos Vives e visitou as escolas de tambores nas praias e os bairros de Cartagena e seus arredores para encontrar o berço da cumbia colombiana. A visita ao México proporcionou o encontro de Hanlon com o mestre compositor Armando Manzanero.

Junto com o seu piano, Hanlon explora a fundo os lugares exatos onde cada canção nasceu filmando cada passo com o esmero e a atenção de um explorador. “Entre dos Aguas”, de Paco de Lucía; “Somos Novios”, de Armando Manzanero; “Un Giorno per Noi”, do mestre italiano Nino Rota; “Oblivion”, de Astor Piazolla, e “Siboney”, de Ernesto Lecuona, são algumas das composições que foram magistralmente revisitadas e revestidas para este material, todas gravadas no seu lugar de origem.

Sobre Arthur Hanlon

Com dois nº1 nas paradas de sucesso da Billboard, Arthur Hanlon, um talento do piano, compositor, arranjador e indicado aos prêmios Emmy, Grammy Latino e Billboard, é o instrumentalista mais renomado da música latina. Um músico com mestrado em piano clássico pela Manhattan School of Music, em Nova York, Arthur é o único instrumentalista contratado por uma multinacional. Seu single mais recente, “I’ll Be There”, ficou dez semanas no Top 10 das paradas tropicais da Billboard. “Ya te Olvidé” (feat. Ricardo Montaner) e “Historia de Un Amor” (feat. Natalia Jiménez) também foram Top 10 nas paradas; além de ser o único instrumentalista a chegar ao nº 1 nas paradas Latinas da Billboard, com “La Gorda Linda”. Depois do seu especial para o canal americano PBS, “Encanto del Caribe”, Arthur volta com Viajero, uma viagem a oito países em busca de canções emblemáticas.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br