Professor da Uefs vai participar de evento em Seul, Coreia

Charliston Pablo do Nascimento é um dos quatro brasileiros no 20th International Congress of Aesthetics.

Charliston Pablo do Nascimento é um dos quatro brasileiros que participam do 20º International Congress of Aesthetics.

Charliston Pablo do Nascimento é um dos quatro brasileiros no 20th International Congress of Aesthetics. O Evento será realizado entre os dias 24 e 29 de julho de 2016. O professor Charliston Pablo do Nascimento, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), vai apresentar um trabalho no 20th International Congress of Aesthetics (ICA), evento que será realizado entre os dias 24 e 29 de julho, em Seul, capital da Coreia do Sul.

O congresso é o mais tradicional e importante de estética e de filosofia da arte do mundo  e reúne pesquisadores de diversos países, como Raymond Bayer, Etienne Souriau, Paul Valéry, Gillo Dorfles, Umberto Eco, Luigi Pareyson, Morris Weitz, Arthur C. Danto, Rudolf Arnheim, Giorgio Agamben, Noël Carroll e dos  brasileiros Romano Gallefi e Rodrigo Duarte.

“Could criticism be the Achilles’ Heel of post-historical art?” (Seria a crítica o calcanhar de Aquiles da arte pós-histórica?) é o título da comunicação do docente da Uefs, que é doutorando em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Fiquei muito feliz com a aprovação do meu trabalho e de ser um dos quatro representantes brasileiros na vigésima edição do  ICA. Sinto que a minha presença no evento traduz a seriedade da pesquisa que venho desenvolvendo e a relevância do tema que nela abordo”, afirmou. A apresentação será no dia 29.

Sobre o professor

Charliston Pablo do Nascimento é professor assistente da Uefs lotado na área de Filosofia do DCHF. A partir de 2011, além da docência, foi vice-diretor do departamento, coordenador de pesquisa e extensão e representante do  DCHF no Conselho da Editora Uefs. Também atuou na TV Olhos D’água, no Centro de Apoio aos Animais do Campus e realizou atividades de ensino no PROFORMA/PARFOR. Atualmente está afastado para cursar doutorado em Filosofia na UFMG, na linha de pesquisa em Estética e Filosofia da Arte.

Sobre o trabalho

O trabalho que será apresentado por Charliston Pablo no 20th ICA diz respeito a um questionamento: “legitimada uma era onde todo objeto pode vir a ser eleito obra de arte, tal como ocorre com a arte contemporânea, qual seria o papel da crítica de arte dentro desse contexto?”. Para as investigações o professor adota como premissa a expressão “arte pós-histórica”, de Arthur Danto, propõe um debate sobre o atual momento artístico e nomeia como “calcanhar de Aquiles” a falta de um estatuto da crítica na filosofia da arte dantiana, cuja função constitui mera interpretação das obras e mediação entre obra e público. Neste trabalho, o pesquisador dialoga com a Teoria Crítica e os pensamentos de Arthur Danto e Noël Carroll e exemplifica suas proposições no trabalho do artista plástico Marcos Maria Branquinho.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br