Presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana diz que Hospital Mulher só realiza parto cesáreo antes da 39ª semana de gestação

Gilberte Lucas apresenta síntese das ações do Hospital Municipal da Criança de Feira de Santana.

Gilberte Lucas: O Hospital da Mulher só realiza parto cesáreo antes da 39ª semana de gestação, quando há indicação de risco iminente em relação à criança e a mãe.

“O Hospital da Mulher só realiza parto cesáreo antes da 39ª semana de gestação, quando há indicação de risco iminente em relação à criança e a mãe”. A explicação da presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, visa esclarecer a população que não haverá mudanças significativas nos procedimentos do Hospital Inácia Pinto dos Santos, em função da recente medida do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Em nota o conselho determinou que, a mulher só terá direito a optar pela cirurgia a partir da 39ª semana de gravidez e caberá ao próprio conselho julgar a conduta ética do médico que antecipar o parto no bisturi antes desse prazo.

“A medida é bem-vinda, porque reforça a importância do bebê nascer no tempo certo. Em casos excepcionais é que a equipe médica vai indicar qual a melhor providência”, frisa Gilberte Lucas.

A diretora do Hospital da Mulher lembra que a unidade de emergência trabalha com um número de partos cesáreos inferior a 50% do total. Sendo que a média, mesmo nos meses de maior demanda, não ultrapassa 48%, tida como normal, considerando que em hospitais credenciados pelos planos de saúde privados, o índice de cesáreas chega a 84%.

Informação

Gilberte Lucas defende uma maior divulgação da recomendação do Conselho Federal de Medicina. “Muitas mães não tem acesso a informação. Não sabem por exemplo, que uma gravidez para ser considerada completa, tem que durar, no mínimo, 39 semanas. Isso tem que ser trabalhado muito no pré-natal. Desta forma as mães estariam evitando a cultura da cesárea. É a chance de mostrar mais claramente a real importância de se esperar o momento certo para o bebê nascer”, finalizou.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br