Presidenta Dilma Rousseff é a mais nova cidadã baiana; deputado Rosemberg Pinto foi o proponente do título

Sessão na Alba que concedeu título de 'Cidadã Baiana' a presidente afastada Dilma Rousseff.

Sessão na Alba que concedeu título de ‘Cidadã Baiana’ a presidente afastada Dilma Rousseff.

Dilma Rousseff, Presidenta do Brasil, recebeu nesta quinta-feira (16/06/2016), das mãos do Deputado Estadual Rosemberg Pinto (PT), o Título de Cidadã Baiana, durante sessão solene realizada no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). “Este é um momento que muito me orgulha e é ao mesmo tempo um momento histórico para todos nós que temos a chance de estar aqui hoje para agradecer a nossa legítima e primeira presidenta eleita do Brasil, a agora cidadã baiana Dilma Rousseff”, declarou o líder do PT na ALBA e proponente do Título, Rosemberg Pinto.

A Presidenta chegou acompanhada do Governador Rui Costa e foi recepcionada na rampa de acesso à Casa Legislativa por uma apresentação cultural com baianas trajadas a rigor e uma roda de capoeira. E ao adentar o Plenário, Dilma foi aplaudida de pé e saudada com gritos de ordem, por um grupo de mulheres, em apoio ao seu retorno ao cargo ao qual foi legitimamente eleita, Presidente da República.

O proponente do título, Rosemberg Pinto listou diversas ações de Dilma, como presidenta, que a legitimam para receber o Título de Cidadã Baiana: O aumento do salário-mínimo, a saída do Brasil do mapa da fome com o Bolsa Família, as criações de universidades e institutos federais, o Pronatec, Fies, a superação da luta pela moradia popular com o Programa Minha Casa, Minha Vida, a geração de emprego e renda, a valorização da agricultura familiar, o Luz para Todos e as políticas de valorização das mulheres foram ações do governo que beneficiaram os baianos. Rosemberg defendeu ainda, com veemência, a Petrobras e do pré-sal, e orientou à sua nova “conterrânea” a adotar expressões baianas, como “oxente”. O deputado sugeriu que a homenageada se familiarizasse à “rica culinária baiana” não esquecendo do acarajé e da carne do sol com pirão de leite – “se a carne for de Itororó, minha cidade natal, melhor ainda”, completou. Ao final da sua fala, o parlamentar apresentou Juliana Ribeiro, que cantou “Bahia com H”, de João Gilberto.

Discurso Dilma

Dilma reafirmou ser vítima de um golpe e adjetivou o atual Governo Federal de “interino e provisório”, ainda alertou, sem citar o nome do presidente em exercício Michel Temer, que o mesmo visa acabar com os programas sociais: Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.

A administração do Governo do Estado foi elogiada com dois exemplos práticos das ações do Estado na capital: o Metrô de Salvador, que avança “a olho nu”, e a Via Expressa, que “tira os caminhões do centro e os leva ao porto”. Quanto ao metrô, considerou “um grande desafio” e manifestou o desejo de vê-lo concretizado ainda neste governo.

A mesa de honra da sessão solene em que a presidente Dilma Rousseff recebeu o Título de Cidadã Baiana foi integrada, além da homenageada, pelo presidente Marcelo Nilo, pelo governador Rui Costa, pelos ex-governadores Jaques Wagner e Waldir Pires, o proponente deputado Rosemberg Pinto (PT) e pela senadora Lídice da Mata (PSB). Também compuseram a mesa o ex-ministro Juca Ferreira, o líder da maioria, deputado Zé Neto (PT), o líder do PT na Câmara dos Deputados, Afonso Florence e pela deputada Ivana Bastos (representando a bancada feminina da Casa). E ainda pelo presidente do TCE, conselheiro Inaldo da Paixão, e pelo defensor Público Geral, Wellington Macedo.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br