Prefeitura de Feira de Santana inaugura PSF no Alto do Rosário e creche no Viveiros

Prefeito José Ronaldo inaugura PSF no Alto do Rosário e creche no Viveiros.

Prefeito José Ronaldo inaugura PSF no Alto do Rosário e creche no Viveiros.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho inaugurou, na noite desta terça-feira, (21/06/2016), mais uma unidade de saúde da família. Desta vez, os beneficiados são os moradores do Alto do Rosário I e II, às cercanias do bairro Santo Antônio dos Prazeres, que passarão a contar com os serviços de assistência básica do PSF Dr. Eduardo Celso Daltro Coelho.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, ao anunciar a importância do novo equipamento para aquela zona  leste da cidade, chamou a atenção para a estratégia do governo municipal que, “contrariando a lógica observada pela maioria dos municípios brasileiros, continua abrindo unidades de saúde, mesmo ressentidos da crise econômica que atinge indiscriminadamente todo o país”.

Já o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa, Antônio Carlos Daltro Coelho, irmão do neurocirurgião que recebe a homenagem póstuma, em nome da viúva Ângela Coelho e do filho Fábio, que se fizeram presentes, enalteceu as habilidades e a competência do médico feirense que durante muitos anos ganhou notoriedade pelos serviços prestados aos hospitais Aliança e Português, em Salvador, onde consolidou a sua carreira.

Após enumerar as  obras que a gestão municipal implantou na zona leste de Feira de Santana, aí incluindo-se pavimentação de ruas,  escolas e creche, o prefeito José Ronaldo lembrou que com esta inauguração, a  Prefeitura contabiliza a 104ª unidade de Postos de Saúde da Família (PSF).

“Provavelmente, Feira de Santana é a cidade que, proporcionalmente, tem o maior número destas unidades, em todo o Nordeste. Para o nosso município também convergem pacientes  oriundos de 77 cidades baianas que buscam tratamento contra o câncer, o que  demanda uma soma anual de R$ 22 milhões do erário, sem que haja nenhuma contrapartida do governo federal”,  enfatizou.

Uma creche para o Viveiros

Da zona Leste, a comitiva se dirigiu à zona  Oeste da cidade, onde o prefeito José Ronaldo entregou ao moradores do bairro Viveiros, uma creche para atender  177 crianças na faixa etária de 1 ano e meio a cinco anos de idade, dotada com salas de aula, refeitório, sanitários, biblioteca, equipamentos pedagógicos, áreas para a prática de esporte e lazer.

O Viveiros, comunidade que cresceu às margens do Anel de Contorno de Feira de Santana, vem contando com as gestões de José Renaldo para a consolidação da sua infraestrutura urbana, a exemplo de mais de 90% do calçamento de vias, praças, postos de saúde e escola.

Muitas destas conquistas contaram com o empenho dos seus líderes comunitários junto ao poder público, dentre eles, a agente de endemias Neuza dos Santos Brasileiros, que dá nome à nova creche, “numa escolha unanime entre os moradores do Viveiros”, conforme enfatizou Isabela Brasileiro, filha da homenageada.

Interagindo descontraidamente com os populares, José Ronaldo subiu ao palco,  onde ocorria uma apresentação do cantor de arrocha Galeguinho SPA, ensaiou alguns passos de bolero e encerrou sua fala ao ritmo do reggae “Malandrinha”, de Edson Gomes.

Os dois eventos contaram com as presenças Sérgio Carneiro, das Relações Interinstitucionais; José Pinheiro, Desenvolvimento Urbano; Roberto Tourinho, ex-secretário de Meio Ambiente; Jayana Ribeiro, da Educação, e Mauro Moraes, da Prevenção à Violência.

Os vereadores Carlito do Peixe, isaias de Diogo, Neinha Bastos, Gerusa Sampaio, Eli Ribeiro; o deputado Carlos Geilson e o ex-deputado Colbert Martins.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br