Prefeito ACM Neto anuncia liberação de recursos para as obras do BRT

Prefeito ACM Neto anuncia liberação de recursos.

Prefeito ACM Neto anuncia liberação de recursos.

Os recursos para a primeira etapa das obras do BRT de Salvador estão garantidos. Na manhã desta sexta-feira (17/06/2016), o prefeito ACM Neto recebeu a confirmação da diretoria da Caixa Econômica Federal da liberação de R$ 108 milhões para o projeto que vai ligar a Lapa à região do Iguatemi _outros R$ 300 milhões já estavam assegurados pela instituição. “O que não conseguimos em mais de três anos da gestão anterior, fizemos agora em apenas 30 dias”, comemorou o prefeito ACM Neto, após se encontrar com o presidente da CEF, Gilberto Occhi.

De acordo com ACM Neto, a assinatura do contrato e a autorização para a realização das obras deverão acontecer após a apresentação de toda a documentação da Prefeitura ao Tesouro. “Estamos trabalhando no projeto há muito tempo e toda a documentação está atualizada. Portanto, depois da aprovação do Tesouro, vamos lançar o edital para o início das obras”, disse o prefeito, que destacou a participação do ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) para a liberação dos recursos.

“Esta ação demonstra como Salvador vinha sendo prejudicada por uma política deliberada, coisa que não vamos fazer com o governo estadual. Fico feliz por esta parceria com o governo federal ter se estabelecido com tanta brevidade. O prefeito ACM Neto está de parabéns por ter viabilizado o projeto”, disse Geddel.

O projeto será executado em duas etapas. A primeira, que será custeada pelos financiamentos liberados nesta sexta-feira pela Caixa e que terá edital lançado assim que houver aprovação do Tesouro, será o trecho o Hospital Aliança e a LIP.

BRT

O  Projeto  de Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador (BRT),  uma das mais importantes intervenções viárias já realizadas na capital baiana, terá extensão de 8,7 km, entre a estação da Lapa e a ligação Iguatemi Paralela (LIP).

O percurso, em ônibus articulados e climatizados, será completado em 16 minutos e permitirá ao passageiro se deslocar na rede de transporte público para outros pontos da cidade por meio de oito estações de transbordo: Dique, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Lucaia, ACM, Hiperposto e Iguatemi.

O corredor será constituído de faixa exclusiva para ônibus e para automóveis, ciclovias e complexos de viadutos que vão eliminar retornos e semáforos, facilitando o fluxo de veículos. Os viadutos vão permitir o trânsito direto entre a Garibaldi e a Juracy Magalhães, na saída da ACM (Parque da Cidade) para a Juracy Magalhães e da Paulo VI para a ACM, na altura do Hiperposto.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br