O povo brasileiro precisa retomar com suas mãos a democracia, diz ator estadunidense Danny Glover

Presidenta afastada Dilma Rousseff durante encontro com ator Danny Glover no Palácio da Alvorada.

Presidenta afastada Dilma Rousseff durante encontro com ator Danny Glover no Palácio da Alvorada.

Valmir Assunção acompanha o ator e ativista norte-americano Danny Glover.

Valmir Assunção acompanha o ator e ativista norte-americano Danny Glover.

A agenda do ativista e ator norte-americano Danny Glover em Salvador movimentou a capital neste período junino e formou uma marca na luta por terra e por igualdade racial na Bahia, além de elevar os debates contra o impedimento da presidente Dilma Rousseff. Politizado e se mostrando conhecedor da situação política do Brasil, Glover fez falas contundentes em relação ao movimento negro e à formação cultural dos brasileiros durante um café da manhã, realizado na sede do MST, neste domingo (26/06/2016), com a presença do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e lideranças políticas do PT. De acordo com Glover “o povo brasileiro precisa derrotar o golpe”. “O povo brasileiro precisa retomar com suas mãos a democracia”, salienta o ator sobre o impedimento de Dilma.

Ao lado do dirigente nacional do MST, Evanildo Costa, o ator Danny Glover disse que a política do país precisa de uma mudança radical e que somente o povo e os movimentos sociais terão essa força. “O MST e sua articulação com diversos movimentos sociais, dos negros, mulheres, LGBTs são fundamentais na luta e construção de um mundo novo, um mundo melhor”, pontua. “Já vim na Bahia mas nunca senti a extraordinária energia como agora nas ruas de Salvador. O trabalho de vocês nos inspira. Abaixo o golpe! Estamos do lado certo da história aqui na Bahia e no Brasil”, completa. Para o parlamentar petista Valmir Assunção, a agenda do ativista de direitos humanos reforça a luta do movimento negro contra o racismo e por igualdade social, além de revelar a ligação política na luta por terra.

“Todas as bandeiras defendidas por Glover são lutas contínuas na Bahia e em outros estados brasileiros. No congresso temos diversas ações que reforçam a batalha por melhores condições sociais da população negra do Brasil e aqui no Estado temos um Estatuto da Igualdade Racial, que reforça a atuação cultural de matriz africana e norteiam as ações da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial [Sepromi] no governo de Rui Costa”, salienta Valmir ao lado da secretária Vera Lúcia Barbosa, titular da Sepromi.

Neste domingo, Glover também visitou a sede do Bloco Afro Ilê Aiyê, O Olodum, e a Sociedade Protetora dos Desvalidos. Ele voltou a falar sobre desigualdade social e racial e apontou para a importância desses assuntos serem debatidos pela sociedade. Estiveram no encontro a deputada federal Alice Portugal, a atriz Tânia Toko, que declamou uma poesia, o cantor Aloizio Menezes, o presidente do PSol na Bahia, Fábio Nogueira, e o suplente de deputado estadual, Mário Jacó e os vereadores de Salvador, Luiz Carlos Suíca e Moisés Rocha, ambos do PT.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br