Neojiba inicia captação de patrocínio para implantação da sede do programa

O secretário Geraldo Reis e o maestro Ricardo Castro apresentaram, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o projeto da nova sede do Neojiba em parque histórico de Salvador.

O secretário Geraldo Reis e o maestro Ricardo Castro apresentaram, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o projeto da nova sede do Neojiba em parque histórico de Salvador.

Neojiba inicia captação de patrocínio para implantação da sede do programa.

Neojiba inicia captação de patrocínio para implantação da sede do programa.

O Parque do Queimado, importante patrimônio histórico da cidade de Salvador localizado no bairro da Liberdade, tem projeto de revitalização e restauro concluído e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Ministério da Cultura. O local vai abrigar a sede do programa Neojiba, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que iniciou gestão para prospecção de patrocínios que viabilizem a execução do projeto.

O projeto foi apresentado, na tarde de quarta-feira (0106/2016), pelo secretário da Justiça Social, Geraldo Reis, o maestro Ricardo Castro, diretor geral do programa, e a diretora institucional, Beth Ponte, ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Fontes Hereda, e sua equipe. O encontro foi o ponta pé inicial da gestão do Governo do Estado e do Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), organização da sociedade civil que executa o programa, para a captação de patrocínio.

Aprovado pela Lei Rouanet, o projeto inclui o restauro dos casarões históricos do parque, orçado em R$ 11,5 milhões, além de ações educativas e ações de difusão cultural, totalizando R$ 16,5 milhões. “Estamos iniciando a prospecção com as grandes empresas públicas e privadas interessadas em se associar a este projeto de legado para a cidade de Salvador. Muito mais do que apoiar um projeto de difusão, esta inciativa vincula a marca patrocinadora à devolução deste patrimônio histórico à cidade, deixando sua marca associada a um equipamento permanente”, disse o maestro Ricardo Castro, fundador do programa Neojiba.

“O Neojiba é uma grande marca que existe hoje no estado da Bahia. Com reconhecimento internacional, representa a excelência na música, com o trabalho de ponta desenvolvido pelo maestro e sua equipe, além de carregar a força de vontade e as histórias de superação de cada um dos jovens baianos atendidos”, disse o secretário Geraldo Reis.

A diretora Beth Ponte sinaliza que já há uma primeira empresa interessada, em fase avançada de negociação para fechamento de importante cota de patrocínio. “No ano de 2015, houve um grande investimento do Governo do Estado e do IASPM na elaboração dos projetos arquitetônico e acústico, na aprovação do projeto de restauro pelo IPHAN e aprovação no Ministério da Cultura. Agora o projeto está pronto para ser executado assim que concluída a captação de recursos”, explicou a diretora.

Com a reforma e a implantação da sede, o Neojiba ganhará salas de ensaio, sala de apresentação com 140 lugares, camarins, estrutura administrativa e local adequado ao armazenamento de instrumentos, entre outros. O projeto acústico é o primeiro no Brasil assinado pela conceituada Nagata Acoustics, responsável pelo projeto de algumas das melhores salas de concerto do mundo, a exemplo da Nova Philarmonnie, de Paris, e do Disney Hall, em Los Angeles. Também será possível ampliar o número de crianças e jovens atendidos e as atividades abertas para a comunidade e entorno.

Com mais de 10 mil metros quadrados de área, o Parque do Queimado abriga a memória da primeira estação de tratamento e distribuição de água do Brasil e é uma das últimas áreas verdes do Centro Antigo de Salvador. Tombado pelo IPHAN em 1996, o equipamento foi cedido pela Embasa à Secretaria de Justiça Social em 2014 e já vem sendo utilizada para atividades de iniciação musical oferecidas gratuitamente a crianças e adolescentes da comunidade local.

O bairro da Liberdade, com mais de 300 mil habitantes, é considerado um dos bairros mais populosos e vulneráveis da capital baiana, localizado próximo ao Centro Histórico de Salvador, e configura-se uma região com grande potencial de transformação urbanística com a abertura do Parque ao convívio da comunidade e às atividades do programa Neojiba.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br