Morre aos 96 anos o ex-governador do Pará e ex-ministro Jarbas Passarinho

Ex-senador, ex-governador do Pará e ex-ministro, Jarbas Gonçalves Passarinho foi um dos últimos remanescentes do regime militar de 1964.

Ex-senador, ex-governador do Pará e ex-ministro, Jarbas Gonçalves Passarinho foi um dos últimos remanescentes do regime militar de 1964.

O ex-governador do Pará, ex-ministro e ex-senador Jarbas Gonçalves Passarinho morreu na manhã de hoje (05/06/2016) aos 96 anos. Ele faleceu em sua residência, em Brasília, em decorrência de problemas de saúde relacionados à idade já avançada.

Por meio de nota, o governo do Pará informou que decretou luto oficial de três dias. O velório será feito na própria capital federal e o enterro está programado para começar às 16h, no Cemitério Campo da Esperança.

Nascido no município de Xapuri, interior do Acre, Jarbas Passarinho, militar do Exército, iniciou sua trajetória política no Pará, estado que governou entre 1964 e 1966. No Senado, cumpriu três mandatos. Também atuou como ministro do Trabalho, da Educação e da Previdência Social no governo militar e como ministro da Justiça no governo de Fernando Collor.

Protagonismo na Ditadura

Jarbas Passarinho participou da articulação do Golpe Civil/Militar de 1964. Durante a reunião que determinou a publicação do Ato Institucional 5, ato que concedeu amplos poderes aos militares e endureceu o regime a partir de 1968, proferiu a frase: “Às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência”.

“Às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência.” A frase, que foi modificada na ata sem prejuízo de sentido (as “favas” foram trocadas pela conjugação verbal “ignoro”), foi dita pelo então ministro do Trabalho e da Previdência Social Jarbas Passarinho durante a reunião do AI-5, em 1968.

Apesar de afirmar em entrevistas que, no papel de ministro, interferiu nos sindicatos apenas em questões de corrupção, no período de vigência do AI-5, mais de cem dirigentes sindicais foram destituídos dos cargos durante sua gestão.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br