Manifestantes ocupam Câmara Municipal de Itabuna protestando contra privatização do saneamento

Vereadores durante sessão da Câmara Municipal de Itabuna.

Vereadores durante sessão da Câmara Municipal de Itabuna.

Diversos trabalhadores da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), juntamente com representantes de movimentos sociais e de vários sindicatos, estão ocupando a Câmara de Vereadores de Itabuna desde a última segunda (13/06/2016), em protesto contra o projeto de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário à iniciativa privada. O objetivo é impedir a tramitação do projeto enviado pelo prefeito Claudevane Leite, que antes havia, reiteradamente, negado a intenção de privatizar o saneamento de Itabuna.

A ocupação está sendo apoiada pelo Sindae e pelo Comitê pela Vida e em Defesa da Emasa, que já divulgaram um manifestando condenando o projeto que é considerado um golpe contra a população, pois a privatização, além de não resolver a crise no abastecimento de água, vai provocar aumentos abusivos na tarifa dos serviços e ampliar a exclusão social. Integrantes da Marcha Mundial das Mulheres, do Levante Popular, dos sindicatos de professores, vigilantes, energia, alimentação e de saúde também estão no local, além de representantes de vários partidos.

O projeto é de repassar os serviços para a iniciativa privada pelo prazo de 35 anos e entre as empresas interessadas está a Odebrecht Ambiental, integrante do grupo empresarial envolvido em graves denúncias na Operação Lava Jato. Pelo projeto, a Emasa seria transformada numa autarquia responsável pela iluminação pública e coleta de lixo. Além dos prejuízos à população e da falta de solução para a crise hídrica, ele coloca em risco o emprego de 308 trabalhadores concursados da Emasa, maior empresa municipal de saneamento da Bahia.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br