Mais de 1.200 policiais farão a segurança do 2 de Julho

Mais de 1.200 policiais farão a segurança do 2 de Julho.

Mais de 1.200 policiais farão a segurança do 2 de Julho.

O dia de celebração da Independência da Bahia já tem esquema de policiamento especial definido. Neste 2 de Julho, mais de 1.200 policiais, entre militares e civis, atuarão para garantir a segurança das pessoas que vão assistir ao tradicional desfile entre os bairros da Lapinha e Campo Grande.

Além do acompanhamento do cortejo, a Polícia Militar se fará presente nas estações de transbordo, pontos de ônibus e principais vias de acesso, com a Operação Dois de Julho. Nesta sexta-feira (01/07/2016), dia em que antecede aos festejos, será feita uma varredura para deixar livres as vias de acesso ao desfile.

Também haverá policiamento para a Corrida Dois de Julho, com largada às 7 horas, na rua Chile, com destino ao Canela e retorno ao ponto inicial.  Já a Polícia Civil reforçará os efetivos das delegacias territoriais dos Barris e Liberdade e da Delegação de Atenção ao Turista (Deltur/Pelourinho).

O esquema de policiamento teve início no último dia 25, com a transferência da sede do Governo do Estado para a cidade de Cachoeira e segue com a programação operacional por todos os eventos comemorativos da Independência da Bahia. Nesta quinta-feira (30), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) faz a escolta do fogo simbólico, que saiu de Cachoeira a caminho de Pirajá, onde  a pira será acesa e assim ficará até a próxima terça-feira, 5, último dia oficial das comemorações.

Os desfile também contará com a participação das unidades especializadas, a exemplo dos esquadrões de Motociclistas Águia e de Polícia Montada, Grupamento Aéreo (Graer), Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Polo), Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), batalhões de Polícia de Choque, Especializado em Policiamento de  Eventos (Bepe) e Especializado de Polícia Turística (Beptur).

Duas comissões de oficiais reunirão 80 policiais militares acompanhando o cortejo nos turnos da manhã e da tarde. A Banda de Música Maestro Wanderley participará do desfile, homenageando os heróis da Independência, ao passar pelo Convento da Soledade, além de paradas na Ordem Terceira do Carmo, onde um policial militar fará um pronunciamento, e na Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

No período vespertino, já no Campo Grande, o hasteamento das bandeiras reunirá as bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e da PM. O coral da PM fará a execução do hino do estado da Bahia, o ‘Dois de Julho’, acompanhado pela banda da instituição. O evento será finalizado com a execução do Hino Nacional.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br