I Jornada de Doença do Refluxo Gastro Esofágico ocorre em Feira de Santana

Uma semana para falar de refluxo, obesidade e suas consequências com mutirão de exames, treinamentos, lançamentos de núcleos de atendimento e debates com especialistas renomados do Brasil.

Uma semana para falar de refluxo, obesidade e suas consequências com mutirão de exames, treinamentos, lançamentos de núcleos de atendimento e debates com especialistas renomados do Brasil.

Dois problemas de saúde que mais têm preocupado as pessoas em todo o mundo serão discutidos essa semana em Feira de Santana: o refluxo e a obesidade. Médicos especialistas de todo o Brasil estarão reunidos durante cinco dias no intuito de apresentar novas técnicas de tratamento das doenças. As atividades terão inicio já na terça-feira, 31.05 e prosseguem até sábado (04/06/2016), com a realização da 1ª Jornada de Doença do Refluxo Gastro Esofágico, no Centro de Convenções do Hotel Atmosfera, das 08:00 às 14:00HS. Os eventos contam com a organização do Núcleo de Avaliação Funcional do Aparelho Digestivo – NAFAD e é promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

O médico gastroenterologista Fábio Teixeira, um dos coordenadores dos eventos, chama a atenção para a necessidade urgente de oferecer novas formas de tratamento e acesso a exames para a prevenção e diagnóstico das doenças que atingem cada vez mais pessoas em todo o mundo com graves consequências para a saúde e qualidade de vida. “Vamos mostrar as novas formas de lidar com essas duas doenças que, infelizmente, geram vários transtornos e leva até mesmo a morte”, alertou. Não à toa, a realização de um mutirão de exames gratuitos que identificam as doenças gastrointestinais será uma das primeiras atividades da semana. Cerca de 100 pacientes carentes, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se inscreveram e farão os exames que só são oferecidos na rede pública em um hospital em Salvador e que são de alto custo: a manometria esofágica, que estuda todo o funcionamento do esôfago por meio de medições e pressões e avalia se existe alguma doença que esteja provocando os sintomas no paciente e a pHmetria Esofágica um que quantifica o refluxo ácido e é solicitado pelo médico quando existe a suspeita ou quando se necessita estudar a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Durante o mutirão, que será realizado na quarta e quinta-feiras (dias 1 e 2), seis pacientes serão atendidos ao mesmo tempo, em salas separadas, por médicos tendo à frente dos trabalhos um dos melhores especialistas na área, o Dr. Manoel Passos Galvão Neto, pesquisador e orientador mundial de motilidade e terapêutica endoscópica da obesidade. Todos os exames serão analisados pela equipe médica e os pacientes encaminhados para tratamento no Núcleo de Atendimento a pacientes com refluxo, que será lançado durante a realização do evento.

Programação

Por um bem maior São muitos os problemas relacionados às doenças gastrointestinais e a obesidade. “Sintomas que muitas vezes estão relacionados a doenças cardiovasculares e respiratórias, como por exemplo a tosse crônica e a dor toráxica podem significar alterações da doença do refluxo”, ressalta o médico Fábio Teixeira. Este é um dos temas que serão discutidos no sábado dentro da programação da Jornada que vai abordar também as novidades na realização dos exames de endoscopia e laparoscopia e também das cirurgias. A jornada contará também com um workshop de obesidade com a médica endocrinologista Ana Maira Oliveira e os médicos especialistas em doenças gastrointestinais Eduardo Greco, Manoel Passos Galvão Neto e Marcelo Falcão. “As duas doenças estão relacionadas uma a outra e por isso a necessidade também de se estudar e promover atendimentos específicos para o tratamento dos pacientes que sofrem com os problemas”, ressalta Dr.Fábio ao falar da importância da abertura dos dois núcleos de atendimento aos pacientes com refluxo e obesidade que serão lançados em Feira: um na sexta a noite (núcleo de Refluxo) e outro no sábado pela manhã durante o workshop de obesidade. “Tudo isso é por um bem maior: a garantia da saúde e de melhor qualidade de vida para as pessoas”.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br