Governo da Bahia assina acordo de R$ 3,2 milhões para recuperar áreas de preservação dos rios Joanes e Jacuípe

Governo da Bahia investe na recuperação e preservação do Rio Joanes.

Governo da Bahia investe na recuperação e preservação do Rio Joanes.

Nesta quarta-feira (22/06/2016) foi assinado acordo de cooperação financeira entre a Embasa e a Caixa Econômica Federal, com interveniência da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), no valor de R$ 3,2 milhões para a reabilitação florestal de áreas de preservação permanente (APPs) e nascentes dos rios Joanes e Jacuípe. O acordo prevê ações de recuperação das áreas de preservação permanente e das nascentes em áreas de assentamentos e de pequenos agricultores, inseridos nas bacias hidrográficas dos rios.

“Recuperar a vegetação nativa no entorno de 100 nascentes e de 100 hectares de áreas marginais dos rios Jacuípe e Joanes, contribuintes diretos dos reservatórios responsáveis pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador, com o propósito de ampliar a oferta de água para essa região, tida como de alta criticidade hídrica é o objetivo maior do governo do estado”, destaca o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto.

O presidente da Embasa, Rogério Cedraz enfatiza ainda que: a ação será desenvolvida nas bacias hidrográfica dos rios Joanes e Jacuípe, especificamente nos municípios de São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Dias D’Ávila, Candeias, Camaçari, Simões Filho, Amélia Rodrigues, Terra Nova, Mata de São João e Conceição do Jacuípe. “Onde estão os reservatórios de água utilizados pela Embasa, que juntos respondem por 63 % de todo abastecimento da Região Metropolitana de Salvador, cuja intervenção, sem dúvida, além de preservar o meio ambiente, mudará a realidade dos moradores das localidades”.

Por fim, Peixoto Cedraz frisa que deverá ser criada ainda uma Unidade Gestora do Projeto (UGP) com participação das entidades e organizações com atuação nessas bacias, bem como com representantes dos produtores rurais dos dez municípios onde se desenvolverão as ações.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br