Governador Rui Costa inaugura Centro de Controle Operacional do Metrô

Governador Rui Costa inaugura o Centro de Controle Operacional do Metrô e realiza visita guiada com a imprensa na Estação Metrô Pirajá.

Governador Rui Costa inaugura o Centro de Controle Operacional do Metrô e realiza visita guiada com a imprensa na Estação Metrô Pirajá.

Tecnologia a serviço da mobilidade, segurança e conforto dos soteropolitanos, o Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR Metrô Bahia, empresa que opera o equipamento através de uma parceria público-privada com o Governo do Estado, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (14/06/2016), com a presença do governador Rui Costa. Por meio de oitocentas câmeras distribuídas por todo o sistema metroviário, o centro garante o acompanhamento em tempo real de cada detalhe do que está acontecendo nos trilhos, nas oito estações e, em breve, também dentro dos trens.

Segundo o governador, o vídeo monitoramento abrange também as passarelas de acesso às estações, em vários pontos, garantindo mais segurança para a população. “Nós ainda vamos compartilhar essas imagens com o Centro de Comando da Secretaria de Segurança Pública, que vamos inaugurar no próximo mês e reunirá informações e imagens de todo o estado. Estamos fazendo a mesma parceria com as concessionárias das BRs 324 e 116 e do Litoral Norte. Com isso, possibilitamos mais rapidez nas ações e reações das polícias Civil e Militar, dando maior segurança à população”, destacou.

Para acompanhar o que é captado pelas câmeras do sistema metroviário, quarenta funcionários monitoram um videowall formado por 44 telas LCD de 55 polegadas, controladas por um gerenciador de imagens com 44 saídas gráficas.  O Sistema de Monitoração Eletrônica é informatizado, com circuito fechado de TV e imagens coloridas, concebido para operar 24 horas por dia, sete dias por semana, capaz de gravar, exibir, recuperar e processar as imagens obtidas a partir das câmeras de vídeo.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br