Governador Rui Costa entrega ações na área da agricultura familiar no Vale do Jiquiriça

Governador Rui Costa apoia a agricultura familiar no Vale do Jiquiriçá.

Governador Rui Costa apoia a agricultura familiar no Vale do Jiquiriçá.

Os produtores rurais da região do Vale do Jiquiriçá, no centro sul, receberam diversas ações do Governo do Estado, entre ordens de serviço e assinatura de convênios, para melhorar as condições de trabalho. O governador Rui Costa esteve, na manhã deste sábado (18/06/2016), no município de Mutuípe, onde entregou 19 motocicletas, um caminhão baú e 35 barracas para feirantes e autorizou a construção de um centro de beneficiamento de frutas e outro de cacau. Ele também autorizou a construção de uma rede de extensão de água, de uma cozinha comunitária e assinou dois convênios do Bahia Produtiva, destinados à implantação de unidades agroflorestais. Ele também visitou uma creche e o Colégio Estadual Rui Barbosa e inaugurou uma policlínica municipal.

A cooperada Maria Damiana de Souza, 51 anos, disse que a associação com a qual trabalha produz doces e foi criada com muita luta e esforço. “Muita gente não acreditava, achava que não ia dar certo. Conseguimos uma sede, mas precisava reformar, era uma casa de farinha abandonada. A gente se uniu, está reformando, produzindo, mas tínhamos o problema de conseguir vender nossos produtos. Agora, recebemos essas barracas para colocar nas feiras. Isso é ótimo. Vai trazer benefícios não só para mim, mas para todas as famílias. Somos 31 sócios e, 15 de nós, são mulheres e essa barraca veio para nos ajudar”.

Rui ressaltou que a Bahia é o estado brasileiro com maior número de agricultores familiares. São 700 mil famílias, quase três milhões de baianos. “Por isso, estamos ajudando a agricultura familiar, para incentivar o agricultor a se juntar em associações e mecanizar a produção, e ajudando no beneficiamento e na comercialização dos produtos. Tudo isso para melhorar a renda do trabalhador rural. O produtor vai gastar esse dinheiro que ganhar a mais nas cidades, o comércio vai melhorar, a economia também, e as pessoas vão ter renda melhor”.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, as 19 motos farão a cobertura de todos os municípios da região. “Elas vão atender à agricultura familiar, para que os produtores melhorem sua produtividade e possam levar a frutas para as agroindústrias, como pretende o Governo ao assinar a ordem de serviço”. O secretário ainda falou sobre os convênios para a produção de quintais agroflorestais. “Na mesma área em que se produz comercialmente, há a preservação. É uma agricultura que inclui também mudas típicas da Mata Atlântica”.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br