Governador Rui Costa debate com 15 prefeitos a formação de Consórcio Regional de Saúde

Durante reunião com governador Rui Costa, foi discutido o local de implantação da Policlínica de Saúde que atenderá os municípios do Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano.

Durante reunião com governador Rui Costa, foi discutido o local de implantação da Policlínica de Saúde que atenderá os municípios do Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano.

O governador Rui Costa e o secretário Josias Gomes (Serin) recepcionaram na quarta-feira (01/05/2016), no auditório da Governadoria, prefeitos de 15 municípios para discutir a formação do Consórcio Regional de Saúde do Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano. No encontro foram debatidas as prioridades de cada município, bem como o local onde será instalada a Policlínica Regional de Saúde.

“O objetivo da reunião foi dialogar com os prefeitos visando encontrar a melhor formatação para viabilizar a policlínica regional de saúde. Nesse novo modelo, o governo do Estado e os municípios compartilham os serviços visando melhorar a qualidade do atendimento à saúde da população. Agora, vamos debater com a equipe técnica para encontrar uma solução que atenda aos interesses dos municípios”, afirmou o governador Rui Costa. Segundo ele, para ser viável uma policlínica deve atender uma população de cerca de 400 mil habitantes dos municípios da região.

“Queremos ter uma posição de consenso quanto á localização e os estudos de viabilidade financeira e técnica para a implantação da policlínica regional de saúde”, afirmou Maria Quitéria Mendes de Jesus, prefeita de Cardeal da Silva e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Participaram do encontro os prefeitos Paulo Cézar Simões Silva (Alagoinhas), João Ferreira da Silva Neto
(Aporá), Maria das Graças Trindade Leal (Araçás), Maria Quitéria Mendes de Jesus (Cardeal da Silva), Geranilson Dantas Requião (Catú), Edinal Alves Costa (Crisópolis), Fernando Almeida de Oliveira (Entre Rios).

Ainda, Rodrigo de Castro Lima (Esplanada), Benoni Eduard Leys (Inhambupe), Valdir Jesus de Souza (Itanagra), José Moreira de Carvalho Neto (Itapicurú), Bianca Menezes de Jesus Souza (Olindina), Jacob Pereira da Silva (Pedrão), Orlando Brito de Almeida (Rio Real), e o secretário de saúde Carlos Henrique, representando a prefeita Marly Leal de Oliveira (Conde).

A reunião contou com a participação de Nélson Portela (Sesab), coordenador geral dos Consórcios Regionais de Saúde, Joana Molesini, coordenadora de gestão regionalizada da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e de Elisa Pelegrini, responsável pela Coordenação de Assuntos Federativos (Coaf) da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br