Fórum Empresarial do Sul da Bahia discutiu Inovação e Sustentabilidade

Gustavo da Cruz entre o diretor e professores da Faculdade de Ilhéus.

Gustavo da Cruz entre o diretor e professores da Faculdade de Ilhéus.

O Fórum Empresarial do Sul da Bahia, realizado de 2 a 4 de junho de 2016, Faculdade de Ilhéus, foi aberto na noite quinta-feira, com uma palestra sobre Inovação e Sustentabilidade, proferida pelo professor doutor Gustavo da Cruz, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O evento, cuja temática é Desenvolvimento Regional e Formação Profissional, reuniu estudantes e profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Logística. Antes da palestra, se pronunciaram o diretor geral da Faculdade, Almir Milanesi, e a coordenadora do curso de Administração, professora Cristiane Nunes.

O professor Gustavo da Cruz atua com projetos de pesquisa e extensão na área de Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade Empresarial. Ele apresentou dados do crescimento do volume de consumo – que vai cada vez mais continuar muito alto – em contraposição aos nossos recursos naturais, que em determinado momento vão ser limitados e escassos. “E uma forma de a gente conseguir combater isso é com a inovação, porque a sustentabilidade só se mantem se a gente conseguir inovar”, alertou.

“Há uma mudança de paradigma dos empresários, porque, antigamente, a sustentabilidade era vista só como um marketing verde, que as empresas tinham que fazer para ter uma boa aceitação, uma boa imagem, ter esse contato com a comunidade. E hoje, na verdade, a sustentabilidade é vista como fator de competitividade. Então, essa mudança de você tirar a sustentabilidade do marketing verde para um fator de competitividade torna-se uma mudança muito grande no mercado. Então, as empresas estão precisando reduzir custos, ganhar escala, ter melhores produtos através da sustentabilidade”, explicou Gustavo da Cruz.

Alto Desempenho

Na sexta-feira, a palestra “Como gerir organizações de alto desempenho” foi apresentada pelo professor PhD Jáder Souza, da Universidade Federal da Bahia, doutor em Aprendizagem Organizacional e mestre em Empresas Familiares. “Existe uma série de fatores que diferenciam uma organização comum de uma de alto desempenho. 1º Fator, ela é uma expert em encantar clientes e ela é gerida nesta perspectiva; 2º fator, gerida também com o propósito de agregar valor aos produtos e serviços; 3º, Organização que se preocupa com as pessoas, não como mero recurso, mas como um time de seres humanos; 4º fator – A organização que tem um propósito de busca muito grande de uma gestão baseada em planejamento estratégico, bem estruturado. E por fim é uma organização que sabe que não deve começar grande.”.

Jáder finalizou a palestra dizendo “nunca dê passos mais longos do que a prudência nos aconselha”. E elogiou a organização do Fórum: “Um evento dessa magnitude, organizado pela Faculdade de Ilhéus e a professora Cristiane Nunes, contribui com a formação de estudantes e profissionais da região, e que outras instituições e faculdades devam seguir este exemplo”.

Ainda na sexta-feira, às 20 horas, o professor Lindomar Coutinho falou sobre “Ética, cidadania e o Ser Profissional”. Ele explicou que “a ética é uma necessidade na formação do cidadão que naturalmente aparecerá na atuação do ser profissional onde quer que vá contribuir para a sociedade. A busca do conhecimento mais a vivência do amor permite o desenvolvimento da sensibilidade humana, o que naturalmente nos levará a uma vivência ética. Assim a felicidade alcançada continua sendo um objetivo de todos nós.”.

Minicursos

Devido a incerteza de paralisação dos funcionários do setor de transporte coletivo no sábado, dia 4, os minicursos programados para serem realizados nesse dia, foram transferidos para o próximo dia 11. O Fórum Empresarial do Sul da Bahia contou com o patrocínio dos Supermercados Meira, Terceira Via Formaturas e Eventos, Bombom Gelados, Senai Ilhéus, Nutricau, CRA-BA, R Virtual Informática e Jardim Atlântico Beach Resort.

Os brindes sorteados entre os participantes tiveram a parceira do Frigobom, Ambev, Papirus Livraria, Cantinho Caipira, Mar Aberto, F5 Confecções, Patrícia Santana Ateliê, Star Fashion, Salão Elegance, Cargill S/A, R Virtual, Pedacinho de Amor, Priscilla Carvalho Make Up e Hair Style, Nutri Service e PPelagatti Cursos.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br