Ford reúne em seminário na Bahia especialistas para discutir necessidades e soluções de mobilidade

Luciano Driemeier, gerente de Estratégia do Produto da Ford América do Sul.

Luciano Driemeier, gerente de Estratégia do Produto da Ford América do Sul.

A Ford realizou nesta quinta-feira, em Salvador, na Bahia, o Seminário “Secti na Área – O Impacto das Inovações na Mobilidade Urbana”. O objetivo é compreender as necessidades de mobilidade da região e fomentar a criação de novos produtos e serviços que facilitem a vida das pessoas. O evento aberto ao público, que teve parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia (SECTI), reuniu empreendedores, especialistas e acadêmicos para propor soluções de transporte mais inteligentes a partir das novas tecnologias.

Luciano Driemeier, gerente de Estratégia do Produto da Ford América do Sul, explicou sobre as ações que a Ford tem criado em todas as regiões onde possui sede, como parte do plano de transformação em uma empresa automotiva e de mobilidade. Quatro megatendências guiam os esforços da Ford neste sentido: o aumento do número de megacidades;  a ascensão da classe média e o decorrente crescimento da demanda pelo carro zero; a busca por melhor qualidade do ar e de vida; e as mudanças nas atitudes e prioridades dos consumidores.“Nossas pesquisas revelam que as pessoas estão mais propícias ao compartilhamento de coisas e serviços. As tecnologias facilitam essa interação e justificam, por exemplo, estar presente em eventos de tecnologia. Sabemos que as inovações tecnológicas têm muito a contribuir para os desafios contemporâneos de mobilidade”, explica Luciano.

O professor Dr. Juan Moreno, coordenador do Centro de Transporte e Meio Ambiente (Cetrama) da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mostrou em sua palestra a necessidade de investimento em infraestrutura urbana que comporte as tecnologias desenvolvidas. Ele focou a integração dos modais, considerando a geografia da região e a densidade populacional, como uma solução viável. Já o diretor da Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador, Eduardo Leite, e Grace Gomes, superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, apresentaram alguns dos desafios a serem superados para que as cidades contem com alternativas de transporte cada vez mais eficientes.

Uma das propostas apresentadas no seminário foi um skate elétrico com mochila acoplada. Hugo Dourado, diretor da MovPak, startup nascida no Parque Tecnológico da Bahia, disse que a ideia é para locomoção em curtas distâncias. Por outro lado, o coordenador da Associação de Ciclistas Urbanos de Salvador e professor do IFBA, Pablo Florentino, defendeu a bicicleta como uma alternativa que deve ganhar cada vez mais espaço nos cenários urbanos.

Ford e Mobilidade no Brasil

No Brasil, as ações da Ford tiveram início em 2015 com a realização do primeiro Hackathon da indústria automobilística durante a terceira participação da companhia na Campus Party,  maior evento de tecnologia da América do Sul. No mesmo ano, a empresa realizou o Desafio São Paulo de Mobilidade, cujo objetivo é incentivar desenvolvedores a pensar em soluções tecnológicas com foco na mobilidade.

O tema voltou a ser o foco da participação da companhia na Campus Party 2016, onde também foi anunciada a chegada do SYNC 3, a nova versão do sistema multimídia da Ford. Sem Parar, Spotify, Let´s Park, Bradesco Checkin e Touch Pizza são alguns dos aplicativos que, por meio da função AppLink do SYNC, podem ser acessados por comandos de voz, reforçando o compromisso da Ford com a segurança, ao possibilitar que o motorista mantenha as mãos no volante e os olhos na pista.

Ford Smart Mobility

Ford Smart Mobility é o plano global da Ford criado para guiar a transformação da companhia em uma empresa automotiva e de mobilidade e avançar em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados. Além do Brasil, a Ford tem projetos em todas as regiões do mundo onde opera. Entre eles, figura a criação da Ford Smart Mobility LLC, uma subsidiária que mantém operações na Califórnia e em Michigan, destinada a criar, montar, desenvolver e investir em serviços de mobilidade.

Um exemplo é o FordPass, plataforma de serviços lançada este ano nos Estados Unidos que está gradativamente sendo expandida para o mundo e oferece facilidades como pagamento móvel de estacionamento, compartilhamento de carros e acesso rápido a informações sobre o trajeto percorrido. Além disso, o compartilhamento de veículos da Ford está disponível na Alemanha, em Londres e na Bélgica, além do serviço de carona sob demanda desenvolvido para os empregados da sede da companhia em Dearborn, nos Estados Unidos.

A empresa também segue com o trabalho de identificação de aplicativos para smartphones relevantes à mobilidade para deixar o motorista conectado de forma segura e oferecer novas possibilidades de entretenimento e negócios por meio da conexão com o SYNC. É o caso do aplicativo MyBoxMan, que permite ao motorista ganhar dinheiro com a entrega de encomendas. O recém anunciado investimento de US$182,2 milhões na Pivotal, empresa especializada em plataforma de software baseada na nuvem, reforça a capacidade da Ford de desenvolvimento de programas e inovações na velocidade do Vale do Silício, incluindo a expansão contínua dos produtos e serviços de mobilidade da Ford.

Ford Brasil

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global automotiva e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Com cerca de 199.000 empregados e 67 fábricas no mundo, tem como principais atividades o projeto, manufatura, marketing, financiamento e serviços da linha completa de carros, caminhões, SUVs e veículos elétricos da Ford, assim como dos veículos de luxo da Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes por meio do Ford Smart Mobility, plano da empresa para ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados. Para mais informações sobre a Ford, seus produtos globais ou a Ford Motor Credit Company, acesse o www.corporate.ford.com.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br