Feira de Santana: vereador promete ingressar com ação popular contra obra em construção na Lagoa do Subaé

Alberto Matos Nery: vamos dar entrada na Justiça pedindo suspensão da obra.

Alberto Matos Nery: vamos dar entrada na Justiça pedindo suspensão da obra.

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta segunda-feira (06/06/2016), o vereador Alberto Nery (PT) comentou a situação da Lagoa Subaé e parabenizou a vereadora Cíntia Machado (PMB), que trouxe o assunto novamente.

“Parabenizar a vereadora Cíntia Machado por fazer a denúncia e sustentar o trabalho que vem sendo feito por esta Casa nas questões ambientais. A sessão foi suspensa nesta Casa, onde todos se direcionaram ao local e nossa voz está sendo ofuscada, porque nenhuma medida concreta foi tomada com relação aquela construção na nascente da lagoa. Não vamos nos calar, estou com toda a documentação. Tivemos depois uma audiência com a procuradora, que nos informou acerca de todo encaminhamento que está sendo dado a esse processo com relação aquela lagoa”, disse.

O petista informou também que a Comissão de Obras, Urbanismo, Infraestrutura Municipal, Agricultura e Meio Ambiente, da qual é presidente, apresentou a denúncia ao Ministério Público de que há uma construção de um empreendimento comercial em parte da Área de Preservação Permanente (APP) da Lagoa do Subaé.

Em aparte, o vereador José Carneiro (PSDB) comentou o assunto. “Primeiro, o Governo é democrático, onde vereador da base tem direito a se expressar livremente, seus pensamentos e convicções. Quando estive lá a olho nu também imaginei que aquilo estaria sendo um crime ambiental, mas diante da vinda do secretário, apresentando documentos e pareceres de empresas conhecedoras, não posso contestá-lo, porque sou leigo no assunto. Tem que contestar as empresas que deram parecer. Portanto, se houver alguma posição por parte do Inema ou de qualquer outro órgão, que conteste. Não tenho dúvida de que o Governo é democrático e conseguirá acatar”, disse.

Retomando a palavra, o vereador Alberto Nery disse que esteve no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) buscando informações. Segundo ele, os técnicos deste órgão constaram que existe uma nascente, mas não na área onde da construção do empreendimento, e sim na lateral, onde está sendo feita uma tubulação.

“Agora, não vamos nos calar, já apresentamos no Ministério Público e ainda hoje vamos dar entrada na Justiça pedindo suspensão da obra, para que quando cheguemos a  uma conclusão não seja tarde. O secretário afirmou que é uma Área de Preservação Ambiental, mas não soube explicar como pode ser feito serviço de terraplanagem, só para planear? Não será construído nada?”, indagou.

Conforme o petista, enquanto o Governo do Estado tenta recuperar as lagoas no município, o Governo Municipal é permissivo. “Ninguém está vendo nada e deixam as coisas acontecerem. Não sei se é falta de amor a esta cidade, ao próximo? Temos que pensar nas próximas gerações”, ressaltou.

Críticas a Edvaldo Lima

Mudando o foco do discurso, Alberto Nery criticou o colega de bancada “Quero fazer uma crítica ao meu colega Edvaldo Lima, que de forma impensada fez uma acusação com relação à Mesa Diretiva. O senhor faz parte da bancada, peço que o senhor tenha coerência, porque termina colocando em xeque todo o corpo que dirige esta Casa. Falou que a Mesa não passou o CD com o projeto da LDO, mas quando cheguei, pela manhã, tive o zelo de pedir a relação da entrega deste CD. Quando Vossa Excelência toma uma iniciativa dessa, se está querendo atingir o Governo, atinge a todos nós”, alertou.

Em aparte, o vereador Edvaldo Lima rebateu o petista. “Vossa Excelência me parece que está sendo emprenhado pelo ouvido. Já descobri tudo e não foi assim, até porque Vossa Excelência não faz parte da Comissão de Finanças; cobrei do presidente da comissão, o senhor está sendo equivocado, está tentando defender o Governo, e não as bases de oposição”, disse.

Novamente com o uso da palavra, Alberto Nery afirmou que não estava defendendo o Governo Municipal. “Então, o senhor tem que pedir que retire a matéria dos meios de comunicação, porque está constado nos jornais que Vossa Excelência se dirigiu à Mesa Diretiva, eu faço parte dela. Não sou defensor do Governo, não emprenho pelo ouvido, sou homem e não emprenho por lugar algum”, declarou.

Problemas no Terminal de Transbordo

Ainda no uso da tribuna, o vereador Alberto Nery chamou atenção do Governo Municipal para um problema ocorrido no Terminal Central de Transbordo, em virtude da falta de energia elétrica.

“Quero aqui chamar atenção da Secretaria de Transporte com relação ao descaso, onde nesse final de semana o Terminal Central ficou sem iluminação pública. As pessoas que pagam com bilhetagem eletrônica, tiveram que colocar crédito para adentrar no terminal, por conta da falta de luz, foi uma esculhambação. Aquilo já é perigoso durante o dia, com toda iluminação, imagine às escuras como aconteceu neste final de semana”, ressaltou.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br