Feira de Santana: vereador Pablo Roberto destaca matéria do Jornal Grande Bahia sobre Lagoa do Subaé e parabeniza cientista social por pautar temas de interesse da comunidade

O vereador Pablo Roberto avaliou que o trabalho desenvolvido Carlos Augusto contribui para o reconhecimento da produção intelectual realizada em Feira de Santana, e aprofunda os debates sobre os problemas sociais e ambientais que atingem a comunidade.

O vereador Pablo Roberto avaliou que o trabalho desenvolvido por Carlos Augusto contribui para o reconhecimento da produção intelectual realizada em Feira de Santana, e aprofunda os debates sobre os problemas sociais e ambientais que atingem a comunidade.

Durante pronunciamento, ocorrido na quarta-feira (08/06/2016), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS), o vereador Pablo Roberto (PHS) destacou a importância — para os debates promovidos pelo Poder Legislativo sobre meio ambiente — da matéria produzida pelo cientista social Carlos Augusto.

A matéria foi publicada na segunda-feira (06) no Jornal Grande Bahia, com título ‘Estudo científico comprova que nascente do Rio Subaé ocorre em Feira de Santana e que lagoas formam sistema hídrico’. O conteúdo da reportagem aborda estudo realizado pelos pesquisadores — Erivaldo Vieira Adôrno, Maria Alexandra Santivañez Cruz, Taise Bonfim de Jesus e Dária Cardoso Nascimento — sobre a nascente do Rio Subaé. A pesquisa foi publicada na forma de artigo, nos anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), evento ocorrido de 30 de abril a 5 de maio de 2011, em Curitiba.

Intitulada ‘Avaliação do impacto do uso e ocupação da terra na qualidade da água das nascentes e lagoas da bacia do rio Subaé com subsídio de técnicas de Sensoriamento Remoto’, a pesquisa revela que a nascente do Rio Subaé ocorre em Feira de Santana, e que a Lagoa do Subaé, não é uma, mas são três lagoas que formam o sistema hídrico da nascente do Rio Subaé.

Pronunciamento destaca contribuição

O edil Pablo Roberto, durante pronunciamento, declarou que tem acompanhado artigos e matérias publicados por Carlos Augusto, no Jornal Grande Bahia. O vereador avaliou que o trabalho desenvolvido contribui para o reconhecimento da produção intelectual realizada em Feira de Santana, e contribui para aprofundar os debates sobre os problemas sociais e ambientais que atingem a comunidade. “São artigos e matérias que tem engrandecido o nome da Bahia e do Brasil e que estão sendo republicados fora do Brasil”, afirmou.

Na sequência, o vereador requereu ao presidente da sessão legislativa que fosse registrado nos anais da sessão cópia da matéria publicada no Jornal Grande Bahia, e cópia do anexo à matéria, o artigo científico produzido pelos pesquisadores Erivaldo Adôrno, Maria Santivañez Cruz, Taise Bonfim e Dária Nascimento.

O vereador justificou a iniciativa afirmando que os documentos devem fazer parte do processo que está tramitando na Comissão de Meio Ambiente. A comissão estuda possível crime ambiental praticado na Lagoa do Subaé. Pablo Roberto acrescentou que a inciativa de anexar e arquivar os documentos permite que os “interessados por esse tema possam continuar buscando a Casa da Cidadania como uma instituição que preserva a história da cidade, que reconhece aquelas pessoas que ao longo da vida contribuem para o engrandecimento da nossa Feira de Santana.

Pablo Roberto concluiu o pronunciamento apresentando, ao cientista social Carlos Augusto, os agradecimentos e os parabéns da Câmara Municipal de Feira de Santana, pelo trabalho que desenvolve.

Confira a matéria

Estudo científico comprova que nascente do Rio Subaé ocorre em Feira de Santana e que lagoas formam sistema hídrico

Baixe

Estudo científico sobre as nascentes e lagoas da bacia do rio Subaé, em Feira de Santana

ADÔRNO, Erivaldo Vieira; CRUZ, Maria Alexandra Santivañez; JESUS, Taise Bonfim de; NASCIMENTO, Dária Cardoso. Avaliação do impacto do uso e ocupação da terra na qualidade da água das nascentes e lagoas da bacia do rio Subaé com subsídio de técnicas de Sensoriamento Remoto. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.6387.

Outras publicações

Feira de Santana: diretor do Jornal Grande Bahia é entrevistado pelo programa Rotativo News Carlos Augusto é entrevistado pelo programa Rotativo News. O diretor Jornal Grande Bahia, Carlos Augusto, é convidado do programa Rotativo News, com...
Sérgio Mattos realiza conferência e lança livro em Feira de Santana Convite da conferência e lançamento da obra ‘Vida privada no contexto público’, de autoria do jornalista e acadêmico Sérgio Mattos. Professor Dr....
Em Brasília, representações diplomáticas do Irã, Coreia, Bolívia, Rússia e Síria são entrevistadas pelo Jornal Grande Bahia Sérgio Jones, Mahdi Rounagh (Vice-Embaixador do Irã), Valter Xéu e Carlos Augusto. Sério Jones, Carlos Augusto, Paek Tong Un (Conselheiro, o equi...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br