Feira de Santana: Museu Regional de Arte promove espetáculo ‘O Pássaro Gigante e a Flecha Encantada’

Cena do espetáculo 'O Pássaro Gigante e a Flecha Encantada'.

Cena do espetáculo ‘O Pássaro Gigante e a Flecha Encantada’.

No domingo (05/06/2016) o público de Feira de Santana e cidades vizinhas é convidado a ter uma manhã de pura cultura e arte com a estreia do espetáculo ‘O Pássaro Gigante e a Flecha Encantada’ e também com a abertura do Museu. A iniciativa de promover esse encontro das artes, sempre no primeiro domingo de cada mês, é um incentivo promovido pelo Museu Regional de Arte no CUCA que é abraçado plenamente pelo Domingo Tem Teatro. “Um momento único para que os pais junto com os seus filhos possam apreciar, vivenciar e contemplar o mundo das artes e suas diversas possibilidades de criação e sensações”, comenta Elizete Destéffani, coordenadora do Projeto Domingo Tem Teatro.

A partir das 9h o Museu Regional de Arte e o espaço de Diversão do Domingo Tem Teatro estarão abertos e o público já poderá aproveitar as diversas atividades artísticas que acontecem antes da atração principal, o espetáculo “O Pássaro Gigante e a Flecha Encantada”. Na visita ao Museu todos são convidados a apreciar o acervo de peças da exposição “Hansen Bahia Vida e Obra” e o acervo do próprio Museu. Um  dos principais nomes da xilogravura, o artista Hansen merece todo o reconhecimento, pois nenhum outro artista retratou a Bahia, nesta técnica, como ele, levando suas obras a exposições na América Latina. Em paralelo a visitação ao Museu ocorrerá às oficinas gratuitas de xilogravura ministradas pelo artista visual Zimaldo Melo, Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). E, como todos os caminhos levam a arte, o público ainda poderá apreciar a boa musica e poesia que serão apresentadas pela cantora Kareen Mendes e pelos  alunos bolsistas do CUCA.

As 10h30 é chegado o grande momento com a estreia do espetáculo  “O Pássaro Gigante e a Flecha Encantada”, do Grupo Miudim Teatro de Bolso de Salvador que se apresenta pela primeira vez em Feira de Santana.  O musical infantil, que tem direção de João Lima, conta a história de um rei que se vê em apuros por causa do surgimento de um imenso pássaro que pousa sobre seu palácio e do  valente guerreiro que salva o reino ao vencer o pássaro gigante utilizando uma única flecha. Celebrando a cultura e músicas africanas, a peça traz canções inéditas executadas ao vivo com participação da plateia. A montagem se vale de efeitos de sombra, músicas e ações interativas para tocar em questões como respeito aos mais velhos. Com o auxílio de projeções de imagens criadas pelo artista visual Artur Soares, o espetáculo conduz os espectadores para o lugar de origem da narrativa: o diverso continente africano. Adereços e figurinos mesclam tecidos e elementos inusitados como grãos de feijão, arroz, lentilha, milho, quiabo e pimenta, que formam imagens coloridas dispostas em colares e arranjos de cabeça caracterizando os diversos personagens. No elenco, Bira Freitas, Isabela Silveira e Mirella Matos Sales e  na  banda Ana Luísa Barral, Artur Soares e Maria do Sol se juntam para apresentar a crianças de todas as idades essa maravilhosa lenda da África de antigamente.

Agenda

Exposição Hansen Bahia vida e obra; Oficinas gratuitas de xilogravura; Música e Poesia com a cantora Kareen Mendes e com os alunos bolsistas do CUCA (Atividades gratuitas)

Data: 05/06/2016 (domingo) à partir das 9h | Feira de Santana

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br