Estudantes da rede estadual apresentam trabalhos na SBPC sediada no Extremo Sul da Bahia

Estudantes da rede estadual da Bahia apresentam trabalhos na SBPC.

Estudantes da rede estadual da Bahia apresentam trabalhos na SBPC.

Os estudantes da rede estadual irão participar da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá de 1º a 9 de julho de 2016, no Extremo Sul da Bahia. A SBPC é um dos principais fóruns voltados para a difusão de avanços científicos e de discussão sobre políticas públicas para a Ciência e Tecnologia no país. Neste ano, o evento apresenta como tema ‘Sustentabilidade, tecnologia e integração social’ e será sediado nas cidades de Teixeira de Freitas e Porto Seguro. O secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, participará das atividades. Acesse a programação completa no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

A abertura da SBPC Educação, em Teixeira de Freitas, será às 8h, do dia 1º e prosseguirá até sábado (02), no Campus X, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). De 3 a 9 de julho, as demais ações da SBPC serão realizadas na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. Para o secretário Pinheiro, a SBPC é um grande estímulo para que os estudantes se envolveram, ainda mais, com a experimentação e a pesquisa científicas.

“É muito importante o estudante poder apresentar o seu trabalho na SBPC. Acabar com aquela história que você só recebia experiências da SBPC vindas de cima para baixo. Agora nós temos a experiência de sair da sala de aula para quem está iniciando. Isso demonstra como a economia criativa, como a oportunidade de abrir a sala de aula para a Ciência e, portanto, para a escola pública recepcionar essas etapas é fundamental para estabelecer novas relações”, afirma Pinheiro, ao acrescentar que eventos como a SBPC “estimulam a vocação dos estudantes. Para nós é uma experiência sem igual, e a demonstração clara de um material humano sem igual”, completa.

Samuel Marcelo Souza e Stephanie Araújo são alguns dos estudantes das escolas estaduais que irão apresentar trabalhos de iniciação científica na SBPC. Eles cursam a oficina ‘Embaixadores da Ciência, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, em Salvador. “O meu projeto é denominado de ‘Busca de exoplanetas através da análise de trânsito em luminosidade de estrelas’. Estou ansioso para apresentar o trabalho. Espero que o evento possa me proporcionar novos conhecimentos, além de me motivar ainda mais no estudo da Ciência, que tenho paixão e que quero estudar e seguir carreira”, revela.

A estudante Stephanie Araújo vai socializar seu trabalho sobre “Análise da superfície de Marte: identificação e medida das características da região polar sul do planeta’. “Estou muito feliz porque é uma oportunidade única e a sensação de ter seu resumo aceito entre muitos outros é super gratificante”, diz a estudante.

A professora, Aidil Gonçalves Garcez, diz que o interesse dos estudantes por estes projetos surgiu durante a oficina “Embaixadores da Ciência’, uma das oferecias pelo Centro Juvenil. “Eles tiveram a oportunidade de ter o seu primeiro contato com o fazer Ciência, onde atuaram como protagonistas na construção de um projeto de pesquisa e puderam interagir com conhecimentos astronômicos, que não são comumente estudados na escola formal”, explica.

Arte e cultura

Ao todo, estudantes de 61 escolas estaduais, sendo que 17 são escolas indígenas, irão apresentar, em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, suas produções artísticas, culturais e científicas, selecionados no âmbito dos projetos promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a exemplo do Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL), Festival da Canção Estudantil (Face) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove).

Programação

Em Teixeira de Freitas, na SBPC Educação, a programação inclui apresentação de boas-vindas com a participação de 36 professores indígenas da rede, do município de Prado, além de cursos formativos voltados para estes educadores, a exemplo de palestras e mesas redondas. O evento contará, também, com uma Aula Show sobre a história da música baiana, a ser ministrada pelo artista Paulinho Boca de Cantor.

Em Porto Seguro, a programação integra a ExpoT&C, SBPC Jovem, SBPC Cultural, SBPC Artes, SBPC Indígena e Dia da Família na Ciência. Além da participação de professores indígenas e da apresentação de 50 obras de artes visuais e fílmicas estudantis, também serão expostos 11 trabalhos científicos do projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de estimular o estudo da Ciência. Também serão promovidas oficinas de Ciência da Natureza, pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura. Além disso, peças de artesanato confeccionadas pelos professores indígenas e uma oca indígena estarão em exposição.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br